Municípios Catarinenses têm assegurados 25% como fundo social em 2009
05/12/2008
Tecnologia chega ao mar de Floripa pelas mãos de Leonardo Senna
05/12/2008

Da coluna do Barão (Folha de Coqueiros, 05/12/2008)

Este é um dado que deve deixar orgulhosos os moradores de Coqueiros, Itaguaçu, Abraão e Bom Abrigo: segundo a Comcap, os quatro bairros produzem apenas 4,3% do total de resíduos sólidos coletados pela empresa, apesar de representarem 6,5% da população de Florianópolis. Dito de outra forma, cada morador produz <650 gramas> de lixo/dia, média sensivelmente menor àquela registrada em toda a cidade, de aproximadamente um quilo/habitante/dia. O presidente da Comcap, Wilson Cancian Lopes, levanta duas possibilidades para explicar isso: os moradores reaproveitam materiais e consomem produtos com menos embalagens ou, então, reciclam mais.

Coqueiros, aliás, como salienta Lopes, é uma das poucas áreas da Capital nas quais a Comcap já realiza coleta seletiva duas vezes por semana. São recolhidos por mês 9,2 toneladas de materiais recicláveis, sem contar a quantidade coletada por sucateiros autônomos.

Outro dado da Comcap, porém, não é nada edificante. Conforme Nilva Aparecida do Amaral – encarregada do Módulo 13, responsável pela varrição e limpeza nas ruas dos quatro bairros – é expressivo o número de moradores que jogam o dejeto de seus cachorros direto nas lixeiras (ou papeleiras, como são chamadas), sem embrulhá-lo num plástico. De uma forma meio nojenta, acham que basta recolher o dejeto do chão, sem perceber que o produto vai feder, o funcionário da Comcap acabará tendo que meter a “mão na massa”, e a empresa se verá obrigada a remeter a papeleira para lavação.

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *