Casa nova para 64 famílias
17/12/2008
Florianópolis e região foram prejudicadas
17/12/2008

Moradores enfrentam 3ª enchente do ano em Florianópolis

As fortes chuvas que voltaram a atingir Santa Catarina nas últimas 24 horas causaram novos deslizamentos, bloqueios de rodovias e alagaram dezenas de casas. Moradores de Florianópolis enfrentam a terceira cheia do ano. Em algumas cidades choveu em apenas algumas horas mais do que o esperado em todo o mês de dezembro. Em São Francisco do Sul, no norte do Estado, foi registrada uma precipitação de 255,8 mm. O número equivale a 255 litros de água despejados em 1 m².

Na região metropolitana, vários deslizamentos e alagamentos foram registrados. Somente em Palhoça, 120 moradores de um edifício foram retirados às pressas depois que um morro desabou sobre os fundos. No principal acesso à Florianópolis, o início da BR-282, um morro cedeu e ameaça destruir duas residências. Os moradores foram orientados pela Defesa Civil a deixarem o local.

“Eu não aguento mais”, diz moradora

A situação na capital catarinense é crítica em alguns bairros da região sul. Os alagamentos atingiram casas do Campeche e rio Tavares. Mãe de quatro filhos com idades entre 12 e 2 anos, Estela Luiza Martins, 29 anos, conta que enfrenta enchente pela terceira vez no ano. “Acordei pela manhã com a casa tomada de água”, disse. “Levantei o que pude, mas perdi muitas coisas que ganhei há poucos dias”.

Os brinquedos das crianças ficaram espalhados pelo quintal completamente alagado. O medo de Estela é que uma nova chuva ainda possa causar mais destruição. “Eu não aguento mais. Queria muito sair daqui mas não tenho para onde ir com meus filhos”, lamentou.

Recorde é superado em 2 vezes

A chuva em Florianópolis superou em duas vezes o recorde no mês de dezembro, de acordo com o Centro de Informações de Recursos Ambientais e Hidrometeorologia de Santa Catarina (Epagri-Ciram). Com 119,1 mm em 24 horas, bateu o recorde de 2003, que era de 58mm. Em São José, onde choveu 203mm, o índice superou o recorde de 1985.

Segundo ainda o Ciram, a instabilidade foi provocada por um vórtice ciclônico (um sistema de baixa pressão na atmosfera) e o estado de alerta persiste nas próximas horas.

As informações são do Terra

(O Dia Online, 17/12/2008)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *