Os destinos mais “quentes” estão aqui
08/12/2008
Lições da catástrofe
08/12/2008

Governo monta grupo científico para avaliação e prevenção de desastres naturais

A pedido do governo do Estado foi montado, no dia 4 de dezembro, um Grupo de Pesquisas Científicas para Avaliação e Identificação das Causas, Efeitos e Ações Preventivas a Catástrofes Naturais de Santa Catarina. A definição do Grupo aconteceu na sede da Epagri/Ciram, em Florianópolis, onde se reuniram representantes de diversas universidades do Estado e da Epagri/Ciram.

A reunião foi coordenada pelo presidente da Fapesc, Antônio Diomário Queiroz. O diretor da Epagri, Edson Silva, abriu o encontro declarando que, apesar do momento difícil que motivou a reunião, a expectativa era de que o grupo encontrasse as soluções esperadas pela sociedade e pelos governantes.

Queiroz esclareceu aos presentes que o Governador Luiz Henrique da Silveira deu prazo de seis meses para que as instituições apresentem um diagnóstico da situação. “A proposta do governo é ter uma base científica e tecnológica para a definição de políticas públicas que evitem novas tragédias como a observada no mês passado”, informou o presidente da Fapesc. Segundo ele, ainda é papel desse grupo tentar implementar, ao longo do próximo semestre, medidas concretas de prevenção.

Por decisão dos presentes cada universidade, assim como a Epagri/Ciram, apresentou as especialidades nas quais pode contribuir. Em seguida foram definidos dois representantes de cada instituição para fazer parte do Grupo Gestor Técnico-Científico, que tem a missão de estruturar uma proposta de organização dos trabalhos nos próximos seis meses para apresentar ao governo na próxima 2ª. feira, 8 de dezembro. Hugo Braga, da Epagri/Ciram e Zenório Piana, da Fapesc, foram eleitos os coordenadores do Grupo. Na tarde desta sexta-feira, 5 de dezembro, o Grupo Gestor se reuniu novamente na sede da Epagri/Ciram para dar início à estruturação da proposta.

As instituições participantes são: Unisul, Univille, Univali, FURB, UDESC, UFSC e Epagri

(Epagri, Adjori/SC, 07/12/2008)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *