Florianópolis sedia Congresso Internacional da Biosfera Urbana
16/12/2008
Governo realiza melhorias na Casa da Alfândega, e reabre suas portas nesta 4ª
17/12/2008

Governo assina Decreto que cria Grupo para avaliar desastres naturais

O Governador Luiz Henrique da Silveira assina hoje (17 de dezembro) Decreto que oficializa a criação do Grupo Técnico Científico (GTC) encarregado de avaliar, identificar as causas e efeitos e estudar ações preventivas às catástrofes naturais em Santa Catarina. O ato ocorre às 14h, no salão nobre da Prefeitura de Blumenau. Na ocasião também será assinado protocolo de cooperação entre as instituições envolvidas, entre elas a Epagri/Ciram, a Fapesc e universidades catarinenses.

O Grupo foi criado a partir de reunião realizada no dia 4 de dezembro, na sede da Epagri/Ciram, em Florianópolis. O encontro foi convocado pelo presidente da Fapesc, Antônio Diomário Queiroz, a pedido do governador do Estado. Queiroz assumiu a coordenação geral do GTC, enquanto a coordenação técnica ficou dividida entre Hugo José Braga (Epagri/Ciram) e Zenório Piana (Fapesc).

O GTC tem prazo de seis meses para apresentar ao governo estadual uma avaliação técnica e científica das diferentes catástrofes naturais ocorrentes em Santa Catarina. Deverá também propor projetos preventivos
nas áreas de pesquisa e de desenvolvimento tecnológico e científico, visando a redução dos efeitos produzidos pelas catástrofes naturais recorrentes. “A proposta do governo é ter uma base científica e tecnológica para a definição de políticas públicas que evitem novas tragédias como a observada no mês passado”, esclarece o Presidente da Fapesc. Segundo ele, ainda é papel desse grupo tentar implementar, ao longo do próximo semestre, medidas concretas de prevenção.

Além da Epagri/Ciram e Fapesc o Grupo é composto por representantes da Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS), Ufsc, Udesc, Unisul, Univille, Univali e Furb. Permanece aberto à participação de outras instituições municipais, estaduais, federais e internacionais.

As reuniões serão realizadas semanalmente, sempre às segundas-feiras, na sede da Epagri/Ciram, em Florianópolis. O primeiro encontro ficou marcado para o dia 2 de fevereiro, quando iniciam as atividades de caráter interdisciplinar e transdisciplinar nas áreas de geotécnica e solos, meteorologia e clima, hidrologia, geoprocessamento, urbanismo,
monitoramento ambiental, educação ambiental, gestão florestal, tecnologia da informação e disciplinas sócio-econômicas.

Serão criados três grupos temáticos multidisciplinares:

– enchentes, inundações, deslizamentos e enxurradas;

– secas e estiagens.

– ciclones, tornados, furacões, ressacas e mudanças climáticas.

(Adjori/SC, 17/12/2008)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *