Maior fórum mundial do turismo recebe apoio do governo federal
01/12/2008
Ocupação humana contribui para a tragédia de SC
01/12/2008

Florianópolis sofre ameaça de novos deslizamentos

Policial diz que, apesar da orientação da Defesa Civil, moradores estão voltando para casas em locais de risco porque o sol abriu em algumas regiões; número de mortos subiu para 114

O Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina está emitindo um aviso de alerta máximo nesta segunda-feira (1º) sobre a possibilidade de novos deslizamentos na Grande Florianópolis, no Vale do Itajaí e no Litoral Norte, regiões mais atingidas pela chuva dos últimos dias. A chegada de uma nova frente fria provocará pancadas isoladas, que poderão vir associadas a trovoadas.

A previsão é de 30 milímetros de chuva nas próximas 12 horas na região do Vale do Itajaí. No período mais crítico dos temporais, somente na cidade de Blumenau, caíram cerca de 500 milímetros de água em dois dias.

A orientação da Defesa Civil é para que as pessoas que já foram retiradas dos locais de risco não voltem. Mas, temendo saques, muitos moradores retonaram para suas casas quando o sol saiu neste domingo (30).

De acordo com o tenente da Polícia Militar Alessandro Felzcky, algumas pessoas chegam a se esconder em casa ou fugir para matagais quando escutam o barulho dos helicópteros. Isso tem dificultado o trabalho de resgate. “Eles acham que porque o sol apareceu em alguns períodos do dia, a situação já está sob controle e isso não é verdade. Há risco de novos desmoronamentos”, disse, em entrevista à Agência Brasil.

O geólogo do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) Marcelo Gramani reafirma o perigo. Segundo análise de Gramani, a situação é crítica na maior parte das áreas vistoriada. “O acumulado de águas nos últimos dias é muito grande e não há tempo para a terra secar, o solo está encharcado, o que ainda vai provocar uma série de deslizamentos nas próximas horas.”

Na noite deste domingo, a Defesa Civil informou que a quantidade de mortos por causa das chuvas aumentou para 114. Ainda há 78.707 desalojados ou desabrigados e 19 desaparecidos oficialmente. A instituição disponibilizou também um telefone para informações sobre doações em dinheiro e em produtos. O número é 0800 482 020. No site do órgão, ainda foi montado um quadro de recados para quem quiser se comunicar com familiares e amigos das vítimas das enchentes.

(Abril, 01/12/2008)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *