Turismo?
16/12/2008
Governo assina Decreto que cria Grupo para avaliar desastres naturais
17/12/2008

A Associação FloripAmanhã promove até amanhã (16 de dezembro) o 1º Seminário Internacional de Reservas da Biosfera em Ambientes Urbanos, no Hotel Maria do Mar. O objetivo é promover o debate sobre o desenvolvimento sustentável baseado na harmonia entre homem e meio ambiente nas cidades.
O governo de Santa Catarina foi representado na abertura do evento pelo Prof. Diomário Queiroz, presidente da Fapesc (Fundação de Apoio à Pesquisa Científica e Tecnológica do Estado de Santa Catarina).
O Seminário Internacional reúne participantes ilustres, entre eles Miguel Clusener, coordenador para América Latina e Caribe do Programa Homem e a Biosfera; Sergio Guevara, presidente do IBEROMAB; Clayton Lino, presidente do Conselho Nacional das Reservas de Biosfera de Mata Atlântica; e Ruben Pesci, presidente da Fundação CEPA. Serão apresentados projetos de Reserva da Biosfera Urbana em países da América Latina, na Espanha e na África.
Há mais de 400 lugares no planeta que tem algum tipo de Reserva da Biosfera. A declaração, por parte da UNESCO, de que certa área merece o título, tem sido um instrumento importante para a conservação ambiental a ecossistemas como a Mata Atlântica, na zona costeira brasileira. Na região se situam cinco das nove metrópoles do país, o que compromete a floresta.
Aproveitando a experiência da Reserva da Biosfera da Mata Atântica, Florianópolis foi a primeira cidade a apresentar a UNESCO uma proposta de Reserva da Biosfera em Ambiente Urbano.
A Ilha de Santa Catarina tem boa parte do seu território coberto por unidades de conservação e áreas de importância ecológica. A urbanização da capital vem crescendo nas últimas décadas e a malha urbana se expande, pressionando os remanescentes naturais.
Em março de 2008 uma comitiva de Florianópolis representou o governo do Estado de Santa Catarina, a Prefeitura Municipal, a UFSC e o Comitê Estadual da RBMA no seminário “De las Reservas de Biosfera al Desarrollo Sustentable, Subtítulo: Experiencias de FLACAM (Foro Latinoamericano de Ciencias Ambientales) en formulación y manejo de reservas en constelación y reservas en ambiente urbano”, em Madri. Seus membros apresentaram o projeto idealizado para a capital. Deste encontro surgiu a diretriz da UNESCO de realizar um Congresso Internacional de reservas de biosfera em ambiente urbano, na sede do projeto piloto.
(Agecom, 15/12/2008)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *