Chuvas, irresponsabilidade e tragédias
03/12/2008
FloripAmanhã faz parcerias para promover educação ambiental na Cachoeira do Bom Jesus
03/12/2008

Artigo: O capitalismo e a sustentabilidade

Por Evelyn Leandro Administradora, MBA em marketing, consultora especializada no terceiro setor e em responsabilidade social empresarial. A organização internacional Global Footprint Network informou que o mundo consumiu, desde o dia 1º de janeiro até o dia 23 de setembro de 2008, todos os recursos que a natureza seria capaz de produzir em um ano. O dia 23 de setembro, então, ficou conhecido como o dia da ultrapassagem do limite global. Isso quer dizer que, no restante do ano, o mundo está vivendo do cheque especial da Terra, excedendo o limite de renovação que o planeta é capaz de atender. Como o capitalismo é baseado na produção e no consumo, e desde agora não há mais tantos recursos disponíveis para serem utilizados como matéria-prima, haverá um colapso na produção. Sem dinheiro e sem produtos, os capitalistas serão obrigados a reverem conceitos, a pensar de forma criativa. O que isso significa? Pensar de forma sustentável. Leia a íntegra.

Por Evelyn Leandro
Administradora, MBA em marketing, consultora especializada no terceiro setor e em responsabilidade social empresarial.

Capitalismo: sistema econômico, social e político que se baseia nas propriedades privadas e seus meios de produção. Onde a produção, a concorrência e a distribuição da riqueza são decididas livremente pelo mercado, tendo os preços das mercadorias definidos pela lei da oferta e procura.

Visto dessa maneira, parece ser um sistema simples de ser entendido e eficaz na sua aplicação. De certa forma, é. Contudo, quando cidadãos são livres para empreender, muitas vezes, opera-se a lei do mais forte e do mais rico. Para movimentar recursos, produzir e lucrar mais, acumulando mais e mais capital, as empresas e Estados buscam mecanismos frequentemente questionáveis.

O reflexo de toda essa ação gera um efeito, o predatório. Consumir e destruir recursos naturais em busca do crescimento e do lucro virou pré-requisito fundamental para que esse sistema continue em expansão. Marx e Engels já discutiam os ciclos econômicos do capital na perspectiva de bens de produção e de consumo e, baseando-se neles, o capitalismo destrói para voltar a se impulsionar. As guerras e as crises provocadas servem para alavancar o consumo, a mola propulsora do capitalismo.

Porém, o capitalismo evolui como tudo mais. A fase do capitalismo financeiro, junção do capital industrial com o bancário, transforma a realidade numa realidade relativa, pois nem todo valor gerado é real. A especulação, conseqüência da crise financeira atual, provoca maior exploração dos bens naturais de países em desenvolvimento ou subdesenvolvidos (por causa de custos menores de produção, como mão-de-obra) para gerar a mais-valia que o sistema bancário não é capaz de gerar, porque ele não produz.

Nesse panorama, existem, pelo menos, três fatos que podem ser destacados diante da crise atual provocada pelos altos índices de consumo e a grande especulação realizada pelos bancos, analisados a seguir:

O primeiro fato: nos últimos 20 dias, o mercado financeiro acumulou perdas de mais de um trilhão de dólares. Os bancos venderam créditos e o consumo foi baseado em empréstimos e não em valor gerado através de aumentos de salários, por exemplo. Como esses créditos foram revertidos em consumo e não em produção, o capitalismo chegou a um limite, ocasionando prejuízos seqüenciais.

O segundo fato: nesses mesmos 20 dias e nos próximos, as grandes potências mundiais disponibilizarão quase dois trilhões de dólares para salvar bancos que estão quebrando devido aos créditos não pagos. Só os EUA, a Alemanha e a França lançaram pacotes econômicos de US$ 1,8 trilhão, aproximadamente. Esses pacotes servirão para acalmar o mercado financeiro, salvar bancos da quebra e evitar que isso atinja outros países.

O terceiro fato e o que quase ninguém discutiu: a organização internacional Global Footprint Network informou que o mundo consumiu, desde o dia 1º de janeiro até o dia 23 de setembro de 2008, todos os recursos que a natureza seria capaz de produzir em um ano. O dia 23 de setembro, então, ficou conhecido como Global Overshoot Day (o dia da ultrapassagem do limite global). Isso quer dizer que, do dia 24 de setembro até 31 de dezembro, o mundo viverá do cheque especial da Terra, excedendo o limite de renovação que o planeta é capaz de atender.

O que esses três fatos têm em comum? Simples. Ao passo que os EUA e outros países vivem da especulação do mercado financeiro e seus bancos cometem erros deixando que a crise chegue a um ponto que os governos são obrigados a intervir, o capitalismo financeiro exerce, cada vez mais, uma influência negativa sobre os recursos da Terra.

Como o capitalismo é baseado na produção e no consumo, e desde agora não há mais tantos recursos disponíveis para serem utilizados como matéria-prima, haverá um colapso na produção. Sem dinheiro e sem produtos, os capitalistas serão obrigados a reverem conceitos, a pensar de forma criativa, como apregoa o segundo homem mais rico do mundo, Bill Gates.

O que isso significa? Pensar de forma sustentável. Incluir no consumo (que faz a máquina girar) pessoas que não faziam parte desse sistema, a chamada Base da Pirâmide. Oferecendo maneiras de que ela possa gerar capital, atuando conforme sugere o tripé da sustentabilidade: com visão econômica, social e ambiental integradas.

Transformar o conceito de sustentabilidade no ativo das empresas e governos possibilitará que o sistema funcione de forma mais justa, deixando de punir a natureza e os países mais pobres como se fossem algo a serem evitados e ou até eliminados.

Se houvesse uma ação conjunta dos países mais ricos do mundo para ações sustentáveis, o que não seria capaz de acontecer? Ou será que você não pensou no que quase dois trilhões de dólares disponibilizados pelas potências mundiais para salvar bancos especuladores seria capaz de fazer para combater a pobreza e as desigualdades do mundo? Pense nisso.

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

3 Comentários

  1. Julio César Cardoso disse:

    As teorias econômicas só servem para discussões acadêmicas. As suas aplicações são empíricas, e não lógicas. Cada nação tem sua peculiaridade. As teorias econômicas são como as especulações em Bolsa. Ninguém sabe o que pode acontecer.
    Mas o artigo “O capitalismo e a sustentabilidade” me leva a dizer que tudo isso pode ser resumido na
    falta de responsabilidade de nações poderosas, de grupos empresariais especulativos e de segmentos sociais elitistas, que só se preocupam, respectivamente, com o poder bélico e capitalista, com o lucro desmedido e bem-estar excludente, pouco importando-se com a agressão ao meio ambiente(natureza). Hoje, temos o reflexo negativo, às nossas vistas, com as catástrofes climáticas mundiais aterrorizando a todos nós: Santa Catarina.

  2. Nelson Frederico Seiffert disse:

    Como alternativa, um novo modelo de economia está previsto para o século 21. É a Economia Ambiental, que é definida como a ciência econômica que inclui a variável ambiental em suas teorias, análises, cálculos de custos e benefícios,o que faz com que incorpore os conhecimentos científicos, que tem por objetivo uma economia que traga bem-estar social, sob uma ótica de maximizar o importante componente do bem-estar, representado por elevada qualidade ambiental.

  3. Roberto Luiz Scharf disse:

    Se continuar trabalhando com toda essa dedicação, certamente seus dias serão abençoados. Desejo muito sucesso profissional e um futuro recheado de muita felicidade para você!

    primo Beto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *