Teatro Governador Pedro Ivo: Primeiro ato na Rodovia SC-401
21/11/2008
Agenda: 24 a 30 de novembro de 2008
21/11/2008

Responsabilidade cultural e rede de relacionamentos

Como uma empresa pode se destacar ao buscar o desenvolvimento cultural? Como uma iniciativa empresarial pode estimular a leitura entre as crianças e jovens? Qual a importância das redes de relacionamento na área da cultura? Estes serão alguns temas debatidos no workshop Responsabilidade Cultural e Redes de Relacionamento, que será realizado no Centro Integrado de Cultura (CIC), em Florianópolis, na quarta-feira, dia 26 de novembro, com entrada gratuita. Promovido pelo Instituto Cultura em Rede, em parceria com a Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte e a Fundação Catarinense de Cultura, o evento tem como objetivo estimular em Santa Catarina a maior participação em torno de iniciativas e políticas corporativas de responsabilidade social e formação de redes, aplicadas ao mundo da cultura.

Para o tema da Responsabilidade Cultural, foram convidados Cida Moreira, da Avon, empresa nacional que tem se destacado com iniciativas interessantes de desenvolvimento cultural, e José Paulo Teixeira, da Parati, empresa catarinense com reconhecida presença em ações como o Moleque Bom de Bola e outras voltadas ao estímulo à leitura e a promoção da juventude.

O evento também debaterá a experiência das Redes de Relacionamento que tomam grande impulso no Brasil, notadamente no Terceiro Setor. Um dos convidados é Luís Fernando Sarmento, das Redes Comunitárias SESC do Rio de Janeiro, que formará o painel ao lado de Pedro Alípio Nunes, um dos primeiros articuladores da Rede de Integração Cultural (RIC) de Santa Catarina. A RIC é um programa de Estado, previsto em lei, e surgiu há três anos, como resposta as demandas dos segmentos culturais de Santa Catarina para as áreas de capacitação, formação, integração do mercado cultural e democratização da informação. Estas duas experiências serão os cases do workshop, precedidos pela palestra do filósofo André Martinez, de São Paulo, que falará sobre Autonomia e Práxis de Redes. Na ocasião, o Instituto Cultura em Rede apresentará os resultados da RIC em formato DVD e encarte.

O evento terá a presença mediadora de Fábio Kobol, do Observatório de Editais do Ministério da Cultura, e contará na abertura com as presenças de Anita Pires, presidente da Fundação Catarinense de Cultura e anfitriã, e do Secretário de Estado do Turismo, Cultura e Esporte, Gilmar Knaesel.

O workshop, aberto ao público, se destina a produtores e gestores culturais públicos e privados; gerentes de projetos sociais de empresas; profissionais do mercado cultural; estudantes e professores de cursos universitários ligados as artes e a cultura, entre outros.

O QUÊ: Workshop “Responsabilidade Cultural e Redes de Relacionamento”
QUANDO: quarta-feira, dia 26 de novembro de 2008, das 8h30 às 12h e das 14h às 18h
ONDE: Cinema do Centro Integrado de Cultura (CIC), Av. Gov. Irineu Bornhausen, 5600, Agronômica, Florianópolis, SC
QUANTO: gratuito

INFORMAÇÕES:
Telefones: (48) 3953-2348 (a tarde) – celular: (48) 8431-2379 com Muriel
Email: contato@culturaemrede.org

PROGRAMAÇÃO:

8:30 – Recepção e entrega de material

9:00 – Abertura

Presidente da Fundação Catarinense de Cultura (FCC) – Anita Pires
Secretário de Estado de Turismo, Cultura e Esporte – Gilmar Knaesel

9:30 – Workshop I: Responsabilidade Cultural

Cases: José Paulo Teixeira – Instituto Cultural Parati – Santa Catarina
Cida Medeiros – Avon Fundo Viva o Amanhã – São Paulo
Mediador: Fábio Kobol – Secretaria de Políticas Culturais do Ministério da Cultura

12:00 – 14:00 – Almoço livre

14: 00 – Workshop II: Redes de Relacionamento

André Martinez – Aprax Arquitetura Cultural – São Paulo
Tema: Autonomia e práxis de redes

Cases: Luís Fernando Sarmento – Redes Comunitárias – SESC Rio de Janeiro
Pedro Alípio Nunes – Rede de Integração Cultural – Santa Catarina
Mediador: Carolina Gonçalves Freitas – Fundação Catarinense de Cultura

18:00 – Encerramento

(FCC, 21/11/2008)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *