Capital mundial do turismo
11/11/2008
Site do Plano Diretor Participativo está de cara nova
12/11/2008

Novo tempo para o turismo

O governador Luiz Henrique da Silveira e o presidente do Conselho Mundial de Viagem e Turismo (WTTC, na sigla em inglês) assinaram ontem à tarde, durante a Feira Internacional de Turismo, que se realiza em Londres, o contrato para a realização, em Florianópolis, do nono encontro anual da entidade no ano que vem. O ato foi a culminância de um processo iniciado quando o presidente do WTTC, Jean-Claude Baumgarten, esteve na Capital, a convite do Grupo RBS, como conferencista de um seminário promovido pela empresa. Agora é oficial: de 14 a 18 de maio de 2009, depois de vencer a candidatura de Xangai, na China, que também pretendia sediar o encontro que reunirá as maiores operadoras e agências de viagem do Planeta, além de autoridades do setor de turismo de dezenas de países – cerca de mil participantes – , Florianópolis será a capital mundial do turismo. E a RBS, também ontem, foi oficializada como empresa-parceira da iniciativa.

Não será um exagero dizer que o evento será um verdadeiro divisor de águas para o turismo catarinense. Além de colocar o Estado no foco da mídia especializada internacional, o simples fato de o WTTC escolhê-lo como local do seu encontro basta para atrair a atenção de grandes investidores do setor, como cadeias internacionais de hotelaria e empreendimentos de lazer, entre outros. O governador do Estado tem enfatizado a necessidade de ser alterado o modelo de turismo catarinense, principalmente na Capital e região. Alteração que se seria obtida justamente pela atração de turistas de alto poder aquisitivo, substituindo o modelo de turismo de massa e focado, prioritariamente, na temporada de verão, por um que substituísse a quantidade pela qualidade, que tanto aumenta a renda da atividade quanto ajuda – e até mesmo exige – a preservação do meio ambiente.

Impende agora realizar um esforço conjunto do poder público e da iniciativa privada para corresponder às expectativas do WTTC em relação à cidade-sede do seu próximo encontro. São menos de sete meses para concretizar algumas obras infra-estruturais urgentes, entre elas a reforma do Aeroporto Internacional Hercílio Luz, que hoje sequer dispõe de passarelas cobertas para embarque e desembarque, e melhorias nas rodovias e acessos aos principais pontos de atração turística da cidade e da região, alguns deles em verdadeira “petição de miséria”.

A Organização Mundial de Turismo (OMT), analisando dados compilados de 85 países, entre eles o Brasil, estima que o número de viajantes ao exterior vai aumentar de 563 milhões, conferidos em 1995, para 1,6 bilhão, até 2020. Santa Catarina deve estar preparada para fazer sua parte, e auferir contrapartida, em renda e oportunidades de trabalho, à altura do seu potencial. E o encontro do WTTC será um passo decisivo rumo a esta nova etapa do turismo no Estado.

Novo tempo para o turismo

Impende agora um esforço conjunto do poder público e da iniciativa privada para corresponder às expectativas do WTTC em relação à cidade-sede do seu próximo encontro. São menos de sete meses para concretizar algumas obras infra-estruturais urgentes na Capital, entre elas a reforma do Aeroporto Internacional Hercílio Luz.

(DC, 11/11/2008)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *