Vidal Ramos de cara nova
04/11/2008
Mobilidade de pessoas com deficiência em discussão
04/11/2008

Movimento de reservas turísticas começa a desenhar o verão 2009

Outubro e novembro são meses especiais para a cadeia do turismo. Nesse período, os principais destinos do País vivem o importante momento que antecede o verão, quando o movimento de consultas e reservas junto a hotéis e pousadas, entre outros, começa a apontar como serão os negócios do setor na melhor temporada do ano.

Normalmente, no fim de outubro, o número de consultas a sites de hotéis, pousadas e serviços de turismo aumenta, refletindo o interesse e planejamento dos veranistas. Confirmações de reservas costumam ocorrer neste período, tanto por parte dos turistas brasileiros quanto dos estrangeiros.

Devido aos efeitos da crise financeira mundial e, em especial, à valorização do dólar e do euro em relação ao real, esse movimento está atípico este ano. A expectativa do setor é de que a alta das duas moedas vá transformar o verão 2009 em grande temporada do turismo interno. Viajar ao exterior ficou mais caro e a alternativa são os destinos nacionais.

Em alguns empreendimentos, essa tendência está começando a ser percebida pelos empresários. Por enquanto, o número de consultas aos sites do setor do turismo continua alto, mas a concretização das reservas ainda está baixa. Algumas pousadas do Nordeste estão recebendo menos demanda, especialmente de turistas europeus.

Outra tendência para o próximo verão está no fato de que as reservas em hotéis e pousadas voltados aos públicos de classe média estão se mostrando estáveis, como no ano passado. Em termos gerais, o verão 2009 continua sendo uma incógnita para empreendedores, empresários e profissionais do setor.

(Gestour, FlorianópolisCVB, 03/11/2008)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *