Floripa bus
18/11/2008
UFSC reúne especialistas em energia solar
18/11/2008

Evento visa sustentabilidade ambiental e social

Brasília, novembro de 2008 – Empreendedores de diversos estados brasileiros estarão em Goiânia para o 14º Congresso Nacional de Jovens Lideranças Empresariais & Expo-AJE que será realizado entre os dias 26 e 28 de novembro, no Centro de Convenções de Goiânia. Uma novidade é que o 14º Congresso será ecologicamente correto, ou seja, todo o evento será realizado dentro dos padrões internacionais de redução de resíduos e compensação na emissão de carbono. E o lado social também não foi esquecido. Para cada inscrição feita no Congresso um percentual será repassado para uma instituição de jovens carentes empreendedores. O 14º Congresso vai contar também com atendentes portadores de necessidades especiais e pessoas acima de 60 anos.

A sustentabilidade é um dos temas que serão abordados no Congresso, visando a gestão sustentável em como manter o negócio com competência e diferencial respeitando a comunidade e o meio ambiente. Como explica o coordenador do 14º Congresso, Rafael Lousa, “na sociedade contemporânea não basta apenas gerir o negócio, é preciso também cuidar do meio ambiente”.

O projeto de redução de resíduos e compensação na emissão de carbono é desenvolvido pela Comissão de Sustentabilidade do Congresso em parceria com o Conselho Temático do Meio Ambiente da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg), no qual será calculado o uso de copos descartáveis, papel, gás carbônico liberado no transporte com aviões e carros para o Congresso, entre outras ações que, em parceria com a Agência Municipal de Meio Ambiente (Amma), visa o plantio de árvores para que se tenha um Congresso de carbono zero. Da mesma forma, durante o evento será realizada a coleta seletiva do lixo, bem como o uso de papel reciclado em todas as ações do evento.

Além de jovens empresários, estudantes e todos os profissionais e empreendedores que acreditam na capacitação continuada, podem participar do evento. São esperados mais de três mil participantes durante os três dias de evento, promovido pela Confederação Nacional de Jovens Empresários (Conaje) e realizado este ano pela Associação de Jovens Empresários de Goiás (Aje-GO) em parceria com o Fórum de Jovens Lideranças Empresariais (Acieg Jovem, Fieg Jovem, Aciag Jovem, CDL Jovem e Comitê de Jovens Executivos da Amcham).

Palestrantes

Para falar sobre o mundo dos negócios e orientar os jovens na vida empresarial, alguns grandes nomes do empresariado nacional já estão confirmados. Os convidados para o debate de abertura são o vice-presidente da república, José Alencar; o presidente do Banco Central, Henrique Meirelles; e o renomado jornalista Guto Abranches, da Globo News. Para o segundo dia já estão confirmadas as presenças do coordenador de segurança da TV Globo, do Rio de Janeiro, Wilmar Peixoto; do secretário estadual de Ciência e Tecnologia de Goiás, Joel Braga; do reitor da Universidade Federal de Goiás, Edward Madureira; do presidente da Fundação de Amparo a Pesquisa de Goiás, Leonardo Guerra; do presidente da Caramuru Alimentos, Alberto Borges; do presidente do Grupo José Alves, José Alves Filho; Organização Jaime Câmara, Cristiano câmara; o empresário Marcos Ermírio de Moraes, presidente da Dunas Race, empresa realizadora do Rally dos Sertões; o diretor geral da Sama Mineração de Amianto Ltda, Rubens Rela Filho; da agroindústria sucroalcooleira Jalles Machado, Ivan Zanata; o presidente das Indústrias de Fabricação de Álcool de Goiás e Sindicato das Indústrias de Fabricação de Açúcar (Sifaeg/Sifaçúcar), André Luiz Rocha; Secretário da Indústria e Comércio do Estado de Goiás (SIC), Luiz Medeiros; e Fernando Dolabela.

Para o dia 28, último dia do Congresso, para falar de sustentabilidade os participantes contam com a presença do presidente da Goiás Turismo, Barbosa Neto; prefeito da cidade de Rio do Sul (Santa Catarina), Milton Hobus; do presidente da Companhia Energética de Goiás (Celg), Ênio Branco; do representante do Instituto Ethos, Paulo Itacarambi; do superintendente de sustentabilidade do Banco Real, Marcelo Torres; do presidente do Conselho temático Meio Ambiente da Fieg, Henrique Morg Wilhelm de Andrade; do presidente da Alpargatas, Márcio Utsch, empresa brasileira líder na produção de sapatos como Havaianas, Mizuno, Rainhas e outras marcas famosas; do governador de Goiás, Alcides Rodrigues Filho; do governador do Ceará, Cid Gomes; do governador do São Paulo, Jose Serra; do governador de Pernambuco, Eduardo Campos; do Ministério do Planejamento, Paulo Daniel Barreto Lima; o senador Marconi Perillo; a jornalista e empresária de comunicação, Renata Vieira; e a apresentadora da Rede Record e modelo Ana Hickman.

Sobre a Conaje

A Conaje tem origem nos grupos empresariais de jovens empreendedores que se reuniram a partir de 1992 com o intuito de formar lideranças, discutir questões voltadas à construção de uma nova ordem social e formar um grupo de intercâmbio nacional entre os movimentos de jovens empresários estaduais. A partir de 1998, eles se configuraram como Confederação Nacional dos Jovens Empresários, adaptando e melhorando a cada ano seus objetivos e formas de representação municipais e estaduais. A estrutura do movimento de jovens empresários brasileiros começa nos núcleos estaduais, que congregam as Associações de Jovens Empreendedores (AJEs) municipais. Hoje 27 estados do Brasil possuem núcleos ligados à Conaje.

(Revista MakingOf, 18/11/2008)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *