Italianos virão a evento em SC
20/11/2008
Instituto Cultura em Rede realizará workshop
20/11/2008

Eco Power: Globalização econômica é criticada na abertura

Convidado internacional, o físico austríaco Fritjof Capra afirmou que o termo sustentável foi banalizado

Reflexos da crise global, críticas severas ao efeito do capitalismo moderno e o exemplo brasileiro no desenvolvimento de biocombustíveis pautaram a abertura da Eco Power Conference, na noite de ontem, em Florianópolis.

A cerimônia, que começou com a exibição de imagens das belezas naturais de SC aos participantes internacionais, deu uma prévia do debate em busca de fontes de energias renováveis e alternativas para manter a sustentabilidade do planeta.

Lembrando das dificuldades de organizar um evento internacional em tempos de câmbio instável e ameaça de recessão, o diretor da Eco Power, Ricardo Bornhausen, apontou o desafio de manter as questões ambientais na agenda global.

– Ciclos econômicos vem e vão, mas a crise ambiental é permanente – destacou Bornhausen.

Representando o governo federal na cerimônia, os ministros da Agricultura e Pesca, Altemir Gregolin, e da Integração Nacional, Geddel Quadros Vieira Lima, entraram na polêmica dos biocombustíveis, tema que tem gerado controvérsias no cenário internacional.

Ministro nega produção de biodiesel na Amazônia

Gregolin lembrou que o petróleo, além dos impactos ambientais, impõe uma dependência às nações pobres e emergentes sem reservas do combustível.

– Uma nova matriz energética é uma condição para a sustentabilidade do planeta e para diminuir a desigualdade social no mundo – apontou Gregolin.

O ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira, por sua vez, reforçou o discurso do colega tentando tranqüilizar a todos os ambientalistas presentes ao afirmar que é “irreal” a idéia de o governo está avançando sobre a Amazônia para plantar cana-de-açúcar com a finalidade de produzir biodiesel.

Depois da abertura, a primeira conferência internacional do evento, o físico e ambientalista austríaco Fritjof Capra, professor do Schumacher College, um centro de estudos ecológicos na Inglaterra, e autor de livros como O Tao da Física, discorreu sobre os desafios para o crescimento sustentável.

Capra não poupou críticas à banalização que termo sustentável sofre nos dias atuais, sendo voltado principalmente para a questão econômica.

O pesquisador aponta que, no atual cenário de capitalismo global, o objetivo da economia é maximizar o poder e a riqueza das elites. Mas para ele, só dentro do contexto ecológico é que a sustentabilidade tem o seu verdadeiro significado.

Destaques de hoje
Palestrantes internacionais da Eco Power 2008
9H
Patrick Moore
> Quem é: membro fundador e ex-presidente do Greenpeace, atual presidente do Greenspirit, empresa de consultoria ambiental
> Tema: À procura de energias sustentáveis para o futuro
Ron Pernick
> Quem é: fundador da consultoria Clean Edge, empresário da área de pesquisas de mercado, estratégias e desenvolvimento empresarial com mais de duas décadas de experiência em alta tecnologia
> Tema: Tendências das tecnologias limpas, desafios e oportunidades
11H
Lester Brown
> Quem é: fundador do Worldwatch Institute, que pesquisa e analisa questões ambientais, tem livros lançados em cerca de 40 idiomas
> Tema: Plano B 3.0 – A mobilização para salvar o mundo

(Alexandre Lenzi, DC, 20/11/2008)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *