Fórum vai acompanhar obras no Aeroporto Hercílio Luz
21/11/2008
Eco Power: “SC tem um bom potencial eólico”
21/11/2008

Eco Power: Energia nuclear deixa de ser vilã

Um dos fundadores do Greenpeace, Patrick Moore diz que a atividade é alternativa limpa e segura

Quem esperava um discurso ao estilo “salvem as baleias”, surpreendeu-se com o debate em busca das melhores alternativas de energia renovável que pautou a conferência internacional da Eco Power Conference.

No encontro, na manhã de ontem, em Florianópolis, um dos fundadores do Greenpeace, o canadense Patrick Moore, defendeu a energia nuclear e tentou atenuar o tom alarmista do descongelamento das geleiras, contestando os colegas ambientalistas que participaram do evento.

Moore iniciou a palestra recordando o tempo em que participou da fundação do Greenpeace, na década de 1970, quando enfrentava os baleeiros, ficando entre o arpão dos pescadores e o alvo da caça. Naquela época, era também um ferrenho crítico das experiências nucleares.

– Era sempre do contra. Mas passei a buscar o que eu era a favor também, não ficando só no confrontismo, mas propondo coisas – recordou o pesquisador, que deixou o Greenpeace no final da década de 1980.

Hoje, ao defender a energia nuclear como uma alternativa limpa e segura, Moore diz que errou diante do medo de uma guerra nuclear.

– Os avanços da medicina nuclear provam que estávamos errados.

Moore defende que a energia nuclear e a hidrelétrica são as únicas fontes que não emitem gases poluentes capazes de suprir a demanda atendida pelos combustíveis fósseis poluentes, como o petróleo. Sobre a polêmica em torno da segurança no sistema nuclear, ele citou uma pesquisa que aponta que trabalhar numa usina é tão seguro como trabalhar no mercado imobiliário ou financeiro.

(Alexandre Lenzi, DC, 21/11/2008)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *