Revista DACultura traz em destaque a Fortaleza de Ratones em Santa Catarina
25/11/2008
Seminário discute os desafios da Capital
25/11/2008

Brasil sustentável

Artigo escrito por Sergio Colle – Professor no Departamento de Engenharia Mecânica da UFSC (DC, 25/11/2008)

O Brasil é o único país que possui robusto e variado recurso energético renovável auto-sustentável. Dispõe de um potencial bruto de geração eólica de cerca de 140 GW (Giga-Watt), além de um potencial hidroelétrico de cerca de 180 GW. Para comparação, a potência instalada da Usina Hidrelétrica de Itaipu é de 16 GW. A energia solar média anual incidente por metro quadrado no Brasil é quase o dobro da incidente na Alemanha. Agregado a este formidável recurso natural, o país dispõe de 180 milhões de hectares de pastagens próprias ao plantio de cana-de-açúcar. Estima-se que não mais que 6% dessa área seriam suficientes para suprir energia a toda a frota veicular nacional. Tecnologias de gaseificação e de hidrólise do bagaço de cana e leveduras modificadas podem resultar na redução da área plantada e aumentar a produtividade.

A expansão do crescimento do parque produtivo de etanol para 2016 poderá agregar à matriz energética cerca de 16 GW por meio de cogeração, com tecnologias inteiramente nacionais. Mesmo que o Brasil crescesse a ritmo chinês, teríamos recursos renováveis para suprir toda a demanda projetada de energia elétrica nacional. Neste cenário, os aquecedores solares produzidos no Brasil ainda poderiam contribuir para reduzir o pico de demanda decorrente do uso intensivo dos chuveiros elétricos, que atinge cerca de um quarto da potência de Itaipu.

É consenso mundial que a geração termo-solar configura-se como competitiva, em comparação à geração nuclear, que é intensamente subsidiada pelos governos nacionais. O Brasil não deve aos interlocutores de países ricos satisfação quanto ao impacto da geração de energia sobre o meio ambiente. Aqueles que já estão realizando o Brasil sustentável podem muito bem fazê-lo, dispensando até mesmo os discursos de gurus regiamente pagos, inclusive com recursos dos contribuintes brasileiros.

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *