Teatro Pedro Ivo abre as portas nesta sexta-feira
19/11/2008
Bandeira Azul define ações para o verão
19/11/2008

Por Laudelino José Sardá - jornalista, professor e diretor de comunicação da FloripAmanhã O prefeito Dário Berger reiterou, ao se consagrar nas urnas, a sua determinação de executar as obras já programadas e outras decorrentes de promessas de campanha. Por mais que algumas dessas obras tenham importância no contexto urbano, não sinalizam para a salvação de Florianópolis, que em 2020 deverá estar concentrando cerca de 800 mil habitantes. Com o irmão Djalma Berger na prefeitura de São José e Ronério Heiderscheidt, do PMDB, no governo de Palhoça, Dário pode se tornar o prefeito da metrópole para viabilizar as soluções integradas que a região está exigindo, em níveis de transporte urbano, sistemas de saúde, traçados urbanos e preservação do meio ambiente, tudo isto direcionado à qualidade de vida ainda ameaçada. Leia a íntegra do artigo.

Foto de Thiago Luz (cc)Por Laudelino José Sardá
Jornalista, professor e diretor de comunicação da FloripAmanhã
O prefeito Dário Berger reiterou, ao se consagrar nas urnas, a sua determinação de executar as obras já programadas e outras decorrentes de promessas de campanha. Por mais que algumas dessas obras tenham importância no contexto urbano, não sinalizam para a salvação de Florianópolis, que em 2020 deverá estar concentrando cerca de 800 mil habitantes.
Com o irmão Djalma Berger na prefeitura de São José e Ronério Heiderscheidt, do PMDB, no governo de Palhoça, Dário pode se tornar o prefeito da metrópole para viabilizar as soluções integradas que a região está exigindo, em níveis de transporte urbano, sistemas de saúde, traçados urbanos e preservação do meio ambiente, tudo isto direcionado à qualidade de vida ainda ameaçada.
Dário tem a ambição de se tornar o melhor prefeito da história de Florianópolis. Essa pretensão, contudo, não deveria consignar quantidade de obras, mas um projeto que assegurasse à cidade um desenvolvimento sustentado nos próximos 30 anos. E isto implica cuidar da infra-estrutura ambiental, de um sistema de transporte coletivo compatível com o perfil de uma cidade que precisa organizar-se. É oportuno exemplificar que Cingapura, uma ilha quase do tamanho de Florianópolis, organizou-se de tal forma que seus 2 milhões de habitantes têm qualidade de vida. Da mesma forma, poderemos ter qualidade de vida em 2030, quando a Grande Florianópolis estiver concentrando cerca de 1.800.000 pessoas.
Para isso, antes de obras, é necessário trabalhar com conceitos, visão e planejamento. Não é difícil construir mais uma ponte e uma avenida beira-mar no continente. Mas o que isto representará numa visão de futuro para as próximas três décadas? Se Dário quiser fazer uma carreira política projetada apenas em obras de campanha, estará reservando um futuro sombrio para a cidade. Mas se apostar na organização da metrópole para ensejar um desenvolvimento sustentável, com certeza, terá méritos para uma carreira política promissora.

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

0 Comentários

  1. Élzio do Espírito Santo Oliveira disse:

    Sem dúvida a maioria das soluções dizem respeito e devem ser abordadas para Floripa e região, respeitadas as vocações locais. Só me parece que, a Secretaria Regional tem este papel institucional (ver suas atribuições).
    Nesta direção, foi publicado no jornal Notícias do Dia, 14.nov.08, p.3, artigo sobre o assunto, e se interessar ao FloripAmanhã, posso enviar cópia. Resumiria-o: “Planejamento, ação e cooperação entre partes, trariam resultados muitíssimo melhores do que de um trabalho isolado.”
    Ats. Élzio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *