Aeroporto: Governo e setor turístico unirão forças
14/11/2008
Agenda: 17 a 23 de novembro de 2008
14/11/2008

Aeroporto: Melhor esperar sentado

A entrega da ampliação do Aeroporto Hercílio Luz, na Capital, prevista para julho de 2010, foi adiada para 2012, informou a Infraero, ontem, por e-mail, ao Diário Catarinense. A estatal que administra o terminal atribuiu o adiamento a entraves com licitações paralisadas desde o semestre passado.

A Infraero mantinha o prazo anterior até pouco tempo e não fez nenhuma comunicação oficial sobre a mudança. A nova data foi revelada após questionamento sobre a manutenção da previsão de entrega mesmo com o atraso nas licitações, ao que a assessoria da estatal respondeu: “Não, está estimada a entrega da obra para início de 2012”.

O que levou à demora na remarcação das licitações não foi especificado. A única indicação é que os editais estavam sendo adequados a questionamentos de empresas.

Há pelo menos três anos, o aeroporto internacional da Capital opera além de sua capacidade. Em 2007, o limite de 980 mil passageiros foi superado em 100%. Neste ano, a projeção é que 2,2 milhões de passageiros passem pelo terminal.

Juntamente com o prazo para 2012, as concorrências paralisadas receberam nova previsão de lançamento. O edital para projetos de pistas de rolamento, pátio de aeronaves e outras obras foi marcado para o final deste mês. A concorrência havia sido lançada em 28 de abril, data na qual não houve proposta de nenhuma empresa.

A outra licitação paralisada, correspondente a edificações, tem previsão para ser publicada até dezembro. Esse edital ainda não havia sido lançado, mas teve aviso publicado em 23 de maio, com previsão para sair em 1º de julho. Mais tarde, foi adiado para o dia 15 daquele mês e acabou postergado sem data definida.

Apesar dos atrasos, até os últimos meses a Infraero manteve o prazo de entrega para 2010. Em junho, técnicos da estatal, em visita a Florianópolis para explicar a situação, reafirmaram o compromisso.

– A meta continua concluir todo o trabalho até julho de 2010. Não vou dizer que será fácil, mas correr para isso – afirmou, naquela ocasião, o arquiteto Nilo Ericsen, assessor da diretoria da Infraero.

A alteração pegou de surpresa a superintendente do aeroporto, Maria Edwirges Madeira, assim como representantes do setor turístico e do governo estadual.

Ela reconhece que o prazo estava ficando apertado e que a nova data é mais factível de ser cumprida.

– 2012 é uma data verdadeira, 2010 não dava mais.

Com o adiamento, a estatal ganhou prazo de aproximadamente três anos, tempo pouco menor do que tinha quando anunciou a ampliação em 2006. Como assumiu o aeroporto somente neste ano, a superintendente afirma que não pode elencar os problemas que levaram ao atraso, mas explica que se tratam de entraves comuns em obras públicas.

Reforma da sala de embarque em fevereiro

Daqui para frente, Madeira garante que estão sendo criadas condições para tocar a ampliação. De acordo com ela, dois engenheiros da Infraero começaram a trabalhar no aeroporto neste mês.

Para fevereiro do próximo ano, deve ser iniciada a ampliação das salas de embarque e desembarque. A reforma dobraria a área que recebe os passageiros. Madeira também afirma que, em 2009, será ampliado o pátio de aeronaves, o que aumentará a sua capacidade de três para cinco grandes aeronaves.

Antes disso, para a temporada de verão, período de maior movimentação, o aeroporto receberá ajustes temporários. A fim de ampliar a área de check-in das empresas aéreas, serão removidos estandes de turismo. Além disso, a sala Vip será improvisada como sala de embarque.

(João Werner Grando, DC, 14/11/2008)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *