Grupo discute sobre Acessibilidade
14/11/2008
Aeroporto: Governo e setor turístico unirão forças
14/11/2008

Aeroporto: Atraso não aflige o comitê da Copa 2014

Apesar do adiamento da entrega das obras de ampliação do Aeroporto Hercílio Luz para 2012, o coordenador das ações da candidatura de Florianópolis para a Copa do Mundo de 2014, Joceli de Souza, não acredita que o atraso afetará a pretensão da cidade de abrigar partidas do Mundial.

– O alongamento do prazo não compromete absolutamente em nada em relação à candidatura, até porque o compromisso tem que ser finalizado um ano antes dos jogos, quando será realizada a Copa das Confederações – enfatizou ele.

Joceli afirma que está confiante de que o novo planejamento será cumprido.

– A gente sabe que a Infraero exige o cumprimento rígido do cronograma – afirma o coordenador, que também ressaltou que outras candidaturas enfrentam o mesmo problema de Florianópolis.

– Não vejo preocupação, pois, praticamente, todos os aeroportos estão com os prazos atrasados.

No caderno de encargos entregue aos membros da Fifa no dia 30 de maio de 2007, havia a definição de que o novo aeroporto ficaria pronto até 2011. Joceli explica que, quando houver a oficialização da mudança de prazo, será enviada à entidade máxima do futebol mundial uma comunicação formal, informando a alteração no cronograma.

O secretário de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Gilmar Knaesel, por sua vez, acredita que os membros da Fifa aceitarão os argumentos do comitê de Florianópolis.

– Não haverá problema, pois a nossa justificativa é compreensível. Não foi por falta de vontade política e nem por falta de verba que a obras tiveram o seu cronograma atrasado – argumenta.

O suspense acerca da escolha das cidades-sede da Copa-2014 terminará em março de 2009.

Sedes serão escolhidas em março de 2009

A Fifa ainda não determinou quantas candidaturas serão escolhidas. São 17 cidades que disputam com Florianópolis o direito de sediar as partidas do Mundial (veja quadro acima). Na semana passada, a Capital teve a sua infra-estrutura avaliada por consultores contratados pela Associação Brasileira da Infra-Estrutura e Indústrias de Base (Abdib).

Entre os dias 15 a 17 de dezembro, os técnicos entregarão um relatório da visita para a entidade, que, por sua vez, encaminhará o documento para o Ministério dos Esportes, a CBF e a Fifa. Esta análise auxiliará na escolha das sedes.

( diogo.davila@diario.com.br )
DIOGO D’AVILA
Fique por dentro
As 18 cidades na disputa: Brasília, Cuiabá, Campo Grande, Goiânia, Fortaleza, Maceió, Natal, Recife, Salvador, Belém, Manaus, Rio Branco, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba, Florianópolis e Porto Alegre
Escolha final da Fifa: março de 2009
Número das sedes: a Fifa ainda não definiu se serão 10 ou 12
O que já foi feito em relação à candidatura de Florianópolis
30 set. 07: entrega do caderno de encargos
24 ago 07: primeira defesa da candidatura para a Fifa
1º ago 08: formação do Comitês Executivo para a Copa do Mundo de 2014
29 set 08: segunda defesa da candidatura para a Fifa
5 a 7 nov 08: visita dos consultores contratados pela Abdib
Os entraves do aeroporto
CONCORRÊNCIA
N° 010/DALC/SBFL/2008
Objetivo
Contratação dos serviços técnicos especializados de elaboração dos projetos executivos para implantação das pistas de rolamento, pátio de aeronaves, sistema viário, estacionamento de veículos, estação de produção de água de reuso, prédio de apoio, central de utilidades complementares do terminal de passageiros
Cronograma
Licitação realizada em 28 de abril e considerada deserta – nenhuma empresa apresentou proposta
Nova data
Edital equivalente sai no final deste mês
CONCORRÊNCIA
N° 014/DALC/SBFL/2008
Objetivo
Contratação das obras de terraplanagem e execução de pistas de táxi e pátio de aeronaves do aeroporto
Valor
R$ 114,6 milhões
Cronograma
Aviso da licitação publicado em 23 de maio.
Ocorreria em 1º de julho, mas acabou remarcada para o dia 15 do mesmo mês. Na véspera, foi adiada indefinidamente
Nova data
Edital equivalente sai em dezembro
Fonte: Infraero

(DC, 14/11/2008)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *