UFSC apresentará pesquisas sobre a fauna de insetos da Mata Atlântica
16/10/2008
Praça Celso Ramos
16/10/2008

UFSC inaugura parque de ciência ao ar livre

Equipamentos aguardam a inauguração
A UFSC inaugura em outubro, durante a sua Semana de Ensino Pesquisa e Extensão (Sepex), um pequeno parque de ciência ao ar livre. São oito equipamentos interativos, localizados entre o Planetário e o Observatório Astronômico.

Uma solenidade no dia 23 de outubro, às 11h, marca a abertura do setor que oferecerá às escolas de ensino fundamental e médio novas oportunidades para o ensino. No período da tarde, o setor será aberto aos visitantes da Sepex, com dois monitores em cada um dos equipamentos. Na semana seguinte, a visitação poderá ser agendada por escolas, no site do projeto ´Venha Conhecer a UFSC´

“São equipamentos que ajudam os visitantes a vivenciarem experiências que podem induzir o interesse pela ciência. Eles representam o embrião de um parque temático que se pretende implementar no aterro da Baía Sul”, explica a professora Débora Peres, pró-reitora de Pesquisa e Extensão da UFSC. Ela lembra que o futuro Parque Viva Ciência deverá contar com vários equipamentos externos, como os que serão inaugurados na UFSC, com um novo Planetário e Museu de Exposições. “A UFSC está à espera da autorização para uso da área por parte da Secretaria do Patrimônio da União, para viabilizar esse novo projeto destinado à comunidade catarinense”, informa a pró-reitora.

Entre os equipamentos que serão inaugurados na UFSC estão um giroscópio, uma bicicleta suspensa, uma cadeira auto-elevatória, gangorras, balanços e refletores parabólicos. São “brinquedos” que podem incentivar crianças e adultos a iniciarem o contato com conceitos importantes, curiosos e complexos da física.

Mas, explica Nelson Canzian da Silva, um dos professores envolvidos com o projeto, não há a expectativa de que a visitação seja uma aula sobre acústica, gravidade, ressonância magnética ou oscilação. “Há diferentes filosofias relacionadas aos parques de ciência”, lembra o professor que há anos se preocupa com a popularização de conceitos da física.

Segundo ele, uma concepção bastante comum leva em conta que as pessoas não vão a um museu para aprender sobre física ou outra ciência. É preciso dar ao visitante a liberdade de ser guiado por sua curiosidade e, se ele quiser dirigir perguntas aos monitores, procede dessa forma. Ou simplesmente experimenta e interage com aquilo que chama mais sua atenção, fica sensibilizado com os equipamentos e acaba tomando contato com um novo vocabulário. O professor destaca que esse processo lúdico e de encantamento com os equipamentos pode funcionar como uma introdução ao mundo da ciência.

Saiba Mais:

Equipamentos que serão inaugurados na UFSC:
– Giroscópio
– Bicicleta Suspensa
– Cadeira Auto-Elevatória
– Balanços Desiguais
– Gangorras assimétricas
– Conjunto de Tubos Seletores de Freqüência
– Tubos de Atraso de Som
– Refletores parabólicos

Mais informações com a professora Débora Peres Menezes
Fone: 3721-9716
E-mail: debora@reitoria.ufsc.br

(Arley Reis, Agecom, 16/10/2008)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *