O verso de Cascaes
22/10/2008
Um terço das casas está em estado precário
22/10/2008

UFSC apresenta piloto do Parque Viva Ciência

Projeto faz parte da 7ª Semana de Pesquisa e Extensão da Universidade, que começa hoje na Capital

Entre experimentos científicos e estandes interativos, a 7ª Semana de Pesquisa e Extensão da Universidade Federal de Santa Catarina (Sepex), que começa hoje na Capital, vai apresentar o projeto piloto do Parque Viva Ciência. Na frente do Planetário da UFSC, a inauguração dos oito equipamentos são o primeiro passo para a concretização do primeiro Museu da Ciência do Estado.

Os visitantes da Sepex vão poder se divertir nos equipamentos a partir de amanhã. Entre os brinquedos que demonstram conceitos científicos estão balanças, gangorras, um giroscópio, que demonstra o princípio que mantém um avião ou navio alinhado, uma antena parabólica com sistema de transmissão de onda eletromagnética, um tubo de atraso de som e uma bicicleta suspensa no cabo de aço.

– A nossa idéia é disponibilizar os equipamentos para as crianças brincarem. Se elas se interessarem em saber como eles funcionam, teremos monitores para orientá-las. Através da ciência vamos juntar diversão e aprendizagem – destaca uma das idealizadoras, a professora Débora Peres Menezes, de 46 anos.

O projeto do primeiro Museu da Ciência catarinense que conta com a dedicação e empolgação de treze pessoas, entre professores, servidores e estudantes da universidade, há quatro anos, já conseguiu com o Patrimônio da União de Santa Catarina o sinal verde para a sua construção em um terreno com mais de 21 mil metros quadrados, no Aterro da Baía Sul. Resta agora aguardar a decisão do Ministério do Planejamento, em Brasília, que tem prazo para se manifestar até fevereiro do ano que vem.

De acordo com a professora, além dos equipamentos interativos e de um parque de exposição, na região próxima ao mar, onde são proibidas as construções, estão previstas ciclovias e pistas. O valor estimado do Museu é de R$ 30 milhões.

O grande circo da Sebes, evento que integra a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia e vai até sábado, está montado na Praça da Cidadania, em frente a reitoria da UFSC, terá quase 6 mil metros quadrados. Junto com o evento, outros 600 projetos serão apresentados durante o Seminário de Iniciação Científica.

A universidade conta com 480 bolsas de iniciação científica, com recursos do do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da própria universidade e investimento anual de mais de 14 milhões.

Programação
7ª Semana de Pesquisa e Extensão da UFSC (Sepex)
Atividades
Sessão de cinema infantil. Durante o dia inteiro, 35 filmes serão exibidos
Mostra de trabalhos em mais de 100 estandes interativos e 1,3 mil painéis
No Seminário de Iniciação Científica, evento paralelo à Sepex, apresentação de 600 projetos
Inauguração de oito equipamentos interativos que integram o projeto piloto Parque Viva Ciência
Onde
Na Praça da Cidadania da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em frente à Reitoria
Horário
De hoje a sexta-feira, das 9h às 21h; sábado, das 9h às 17h
Quanto
Entrada franca

(Nanda Gobbi, DC, 22/10/2008)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *