Turismo destaca Estado
27/10/2008
Futurecom começa com recordes
27/10/2008

Turismo e infra-estrutura

Artigo escrito por Sergio Colle, Professor na UFSC (DC, 27/10/2008)
Já se transformou em hábito político o expediente de promover eventos e missões internacionais para transformar Florianópolis numa grande cidade de negócios turísticos. Independentemente do juízo de valor desse expediente, o autor chama a atenção para o fato de que a cidade, na realidade, disputa espaço com suas grandes cloacas fecais, a saber, as Baías Norte e Sul. Além da tragédia urbana do crescimento desorganizado, da insegurança e do excesso de automóveis ocasionados pelos generosos financiamentos a juros leoninos, o ilhéu convive com a ameaça de uma inviabilização ambiental. Configura-se um contra-senso tanto esforço, recurso público e até retórica dedicados ao negócio turístico e, no entanto, tão pouca ação na direção de realizar as obras de infra-estrutura viária do novo aeroporto e as obras de saneamento já aprovadas.
Por um lado, o aeroporto é paradigma de caos aeroviário e, por outro, não existe sequer um terminal portuário para receber turistas, para não mencionar a inexistência de marinas. Há cinco anos que não se realiza uma obra sequer de saneamento na Ilha. Instalar tubulações de esgoto não é fazer saneamento, mas apenas canalizar dejetos. Neste cenário, é oportuno lembrar que os principais atrativos culinários da Ilha são derivados de ostras e mariscos. Tão grave quanto, nos últimos cinco anos foi comprovado um crescimento significativo do número de balneários considerados impróprios para banho. A continuar a embromação, os turistas certamente irão degustar “ostras com mau hálito”. Como oportunamente bem colocou em sua carta o leitor do DC Osvaldo Santos, aqui vale o ditado lusitano: “Por cima saias e rendas, por baixo, Deus nos defenda”.

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *