Turismo de eventos
23/10/2008
Crise mundial gera incertezas para temporada
23/10/2008

Santa Catarina é destaque em feira nacional de turismo

Potencial do Estado explorado no maior evento de agentes das Américas

Santa Catarina arrancou aplausos da platéia que lotou o auditório do Riocentro, na abertura da ABAV – Feira das Américas 2008. Bailarinos dos grupos catarinenses Cena 11 e do Beto Carrero World reconstruíram a história do povo catarinense em passos e gestos, cores, trajes típicos e tradições como a da pesca artesanal.

Nos telões, paisagens dos destinos catarinenses, artesanato, turismo religioso, de aventura e ecológico construíam o produto turístico do Estado. O Rancho de Amor à Ilha, do poeta Zininho, na voz do músico Gustavo Barreto, foi uma das surpresas que o Estado Patrono da ABAV reservou para as boas vindas aos participantes da maior feira de agentes de viagem das Américas.

No espaço reservado às autoridades, o secretário de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Gilmar Knaesel, e o presidente da Santur, Valdir Walendowsky.

– Santa Catarina é um Estado de imensa riqueza cultural que vive um momento único de visibilidade nacional e internacional – disse Valdir.

Os discursos que antecederam o show de abertura se unificaram no que diz respeito às políticas que sustentam o desenvolvimento do turismo brasileiro, com a valorização dos destinos a partir das políticas federais e estaduais de investimento, capacitação de mão-de-obra e promoção.

Depois da palavra do presidente da ABAV Nacional, Carlos Alberto Amorim Ferreira, o governador Luiz Henrique da Silveira defendeu a gestão política para o desenvolvimento do turismo nos estados. Para descrever a evolução do turismo nos últimos cinco anos, o governador citou casos como os de Bilbao, na Espanha, que fez do turismo sua saída para a crise da indústria.

– Em Joinville, tivemos uma situação semelhante – afirmou.

Governador ressaltou crescimento econômico

Luiz Henrique também disse que o turismo de eventos, a partir dos investimentos em espaços como as Arenas Multiuso deflagraram um processo de crescimento de setores ligados ao turismo:

– O Brasil cresceu 5,4% em 2007 e Santa Catarina, 8,2%.

O fundo de incentivo ao turismo (Funturismo), da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, segundo o governador Luiz Henrique da Silveira, é o instrumento responsável pelos investimentos, especialmente em infra-estrutura para grandes eventos.

(DC, 23/10/2008)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *