Unisul e Acadepol preparam Jovens para o primeiro emprego no turismo
02/10/2008
Desenvolvimento sustentável na pauta
02/10/2008

Prorrogadas as inscrições para Concursos da Fenaostra

Cozinheiros interessados em participar dos concursos de gastronomia da Fenaostra têm uma nova chance. As inscrições para a 10ª edição do Concurso “Pérola da Ostra” nas categorias Gourmet – Cozinha de Família, e Infantil – Cozinha Lúdica / Cozinha de Criança foram prorrogadas até esta sexta-feira (3/10).

As inscrições podem ser feitas pelo site www.pmf.sc.gov.br/fenaostra, na página de concursos e eventos, onde também estão disponíveis os regulamentos. A coordenação é da Associação Brasileira de Alta Gastronomia (Abaga).

Novidade deste ano, a categoria Gourmet – Cozinha de Família, busca resgatar a tradição familiar e a culinária regional. Ao contrário das demais modalidades, onde é obrigatório ter a ostra como ingrediente principal, essa competição pretende incentivar a cultura pelo prazer da mesa e a convivência familiar. Para isso, vale qualquer receita com frutos do mar, desde que tenha um histórico na família e que possa ser executada por três de seus membros juntos. Por exemplo: avó, mãe e filha; entre outros componentes. O prêmio para os vencedores é um final de semana num hotel de lazer, com direito a levar cinco acompanhantes.

Para o Dia das Crianças, a 10ª Fenaostra vai trazer o concurso infantil Cozinha Lúdica – Cozinha de Criança, onde os pequenos cozinheiros vão mostrar seu talento com a ajuda de pais, professores ou parentes. Nesta competição, o prêmio é coletivo. A escola participante vai receber uma placa e o aluno vencedor, juntamente com toda a sua turma da sala ganhará um passeio a um parque temático. Entre os prêmios também estão um passeio para conhecer um cultivo de ostras e um parque ecológico. Haverá premiação também para a melhor torcida.

O Concurso Pérola da Ostra, em 2008, também traz a categoria Cozinheiro Revelação. Aberta aos profissionais de restaurantes, hotéis e empresas do segmento de alimentação, a competição tem como objetivo valorizar os talentos brasileiros que, com criatividade e dedicação, buscam superar os desafios dessa profissão. Além de troféus, a premiação compreende estágio em escolas de gastronomia do Brasil para o primeiro colocado e livros técnicos, mais prêmio em dinheiro para os demais classificados.

Já a modalidade Acadêmica, com inscrições já encerradas, vai contar com a participação de estudantes de cursos de gastronomia e cozinha de seis escolas do estado, que realizaram uma pré-seleção para escolher o representante da instituição no concurso. Os vencedores vão receber troféus, certificados de participação e o prêmio mais desejado por quem busca oportunidades de aperfeiçoamento profissional: um estágio internacional apara o primeiro lugar, e estágios no Brasil para os demais classificados.

Categorias

Cozinheiro Revelação – 9 de Outubro (quinta-feira) – 17h
Acadêmico – 10 de outubro (sexta-feira) – 17h
Gourmet – Cozinha de Família – 11 de outubro (sábado) – 17h
Cozinha Lúdica – Cozinha de Criança – 12 de outubro (domingo) – 17h

(Correio da Ilha, 02/10/2008)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *