Estado lança programa para zerar o analfabetismo
15/10/2008
Cidades não estão preparadas
15/10/2008

Professor e conhecimento

Artigo escrito por José Zinder, Ex-conselheiro do Conselho Estadual de Educação (DC, 15/10/2008)

Estamos vivendo a era do conhecimento. A violência, todavia, está invadindo os lares, as ruas, os clubes e, o que é pior, estão nos furtando sem o menor receio de serem punidos. E não vamos relevar: esses furtos não podem ser explicados pelas necessidades não satisfeitas das pessoas. Necessidade é comer, dormir, beber. Querer possuir algo é outra coisa. Mas o que nos furtam? Somente o que é palpável, isto é, aquilo que é absolutamente material. Mas aquele que detém conhecimento dos processos de ensino e de aprendizagem não precisa contratar empresas de segurança nem colocar a sabedoria no seguro.

As escolas estão cada dia mais assustadas com a rapidez das inovações tecnológicas. Algumas estão comprando sofisticados equipamentos, sem ao menos saber como melhor usá-los. Os professores, com medo das máquinas que eles próprios ajudaram a criar, chegam a dizer que perderão o emprego para elas. Ora, o educador bem formado buscou e adquiriu conhecimentos que jamais poderão lhe ser surrupiados por quem quer que seja. Logo, em momento algum ele estará submetido ou poderá ficar atrelado à máquina. Professor que é professor é sábio, é artista, é sensível e, acima de tudo, é grande comunicador.

Hoje comemoramos o Dia do Professor, e provavelmente você, que é professor, está a pensar com seus botões o quê comemorar. Comemore a qualidade do conhecimento de você como pessoa, festeje o ser sensível que você é, aprecie o fato de você gostar de lidar com gente, brinde o ser paciente que você tem sido durante a maior parte da vida. Afinal, só aos sábios coube essa arte tão nobre de ser professor.

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *