Pedalar contra a poluição
07/10/2008
Cascaes no Museu Nacional do Mar
07/10/2008

Lideranças do Morro da Cruz participam do Dia Internacional de Redução de Risco de Desastres

Lideranças do Maciço do Morro da Cruz participam na próxima semana, no Dia Internacional de Redução de Risco de Desastres, na quarta-feira (8/10), de uma grande ação coletiva no Morro da Penitenciária, na Trindade, em Florianópolis, envolvendo as comunidades da região e órgãos públicos. O objetivo é chamar a atenção para a necessidade de uma cultura de prevenção de desastres, estimulando a percepção dos riscos locais.

A ação faz parte do Projeto Piloto de Capacitação, desenvolvido desde o início de setembro, pelo Departamento Estadual de Defesa Civil (Dedc), em parceria com o Centro de Estudos e Pesquisas sobre Desastres (CEPED/UFSC), através do projeto “Percepção de Risco, a Descoberta de um Novo Olhar”. A iniciativa também conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Florianópolis, por meio da Secretaria Municipal de Habitação e Saneamento Ambiental.

Fotos: Rita de Cássia Dutra
A ação comunitária, que será realizada das 13h30 às 17h30, será focada na aprendizagem coletiva sobre riscos e vulnerabilidades. Participarão líderes comunitários, incluindo o líder local, Clair Corrêa de Jesus; alunos da Escola Básica Hilda Teodoro Vieira e da Casa da Criança do Morro da Penitenciária. As atividades terão o apoio das Defesas Civis estadual e municipal. Outros órgãos públicos, estaduais e municipais, também, estão sendo convidados a participar, como o Corpo de Bombeiros, Casan, Celesc, Vigilância Sanitária, Floram, SUSP e agentes comunitários de saúde que atuam na região.

As lideranças vão fotografar situações de risco com câmeras fotográficas disponibilizadas pelo Dedc; entrevistar moradores antigos; visitar locais que compõe o mapa de risco local, em execução pela própria comunidade; plantar de mudas de árvores nativas, doadas pelo Instituto Harmonia na Terra; e colocar placas identificando os principais riscos existentes.

Para divulgar a necessidade de prevenção de desastres, com o envolvimento da sociedade, a Defesa Civil e o Conselho Regional de Psicologia vão lançar e distribuir, durante a ação, uma cartilha educativa falando sobre como a população pode contribuir para a redução dos riscos de desastres. Serão disponibilizados 10 mil exemplares.

“Será uma grande ação participativa, na qual serão repassadas orientações para que os moradores saibam o que fazer para aumentar sua resiliência, através de atitudes simples no dia-a-dia, e o que não é recomendável fazer. Vamos colocar em prática o lema de que Defesa Civil somos todos nós ”, observa o major Márcio Luiz Alves, diretor estadual da Defesa Civil.

O Dia Internacional de Redução de Risco de Desastres, que é celebrado sempre na segunda quarta-feira do mês de outubro, foi estabelecido pela Estratégia Internacional para Redução de Desastres (ONU/EIRD), para estimular ações de prevenção em todo o mundo.

O Morro da Penitenciária é uma das 16 comunidades do Maciço do Morro da Cruz, no Centro de Florianópolis. Tem em torno de 2 mil habitantes e nenhuma via para veículos nas partes altas, o que dificulta o acesso de bombeiros, ambulâncias e outros serviços.

O ponto de encontro será na Igreja Nossa Senhora Aparecida, no final da Rua Álvaro Ramos, às 13h30.

Informações e entrevistas:

Major Márcio Luiz Alves – diretor estadual da Defesa Civil.
Assessoria de imprensa da Defesa Civil
Soledad Urrutia – [48] 3271.0916 / 9981.2919.
Assessoria de imprensa do Projeto “PERCEPÇÃO DE RISCO, A DESCOBERTA DE UM NOVO OLHAR”
Barbara Pettres [48] 3223.5467, R.22 / 9926.6429
http://www.percepcaoderisco.sc.gov.brwww.defesacivil.sc.gov.br

(Agecom, 06/10/2008)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *