Baleia vai ficar sem identificação
01/10/2008
Ciclovias
02/10/2008

Determinação judicial foi cumprida pela prefeitura
Com base numa decisão judicial, a Prefeitura de Florianópolis derrubou um galpão de madeira, que ficava ao lado do Shopping Iguatemi.
O imóvel estava em cima de uma área de preservação do manguezal da região.
O diretor de controle ambiental da Floram, Bruno Palha, disse que a medida visa à recuperação do terreno, que pertence à União, mas está sob gestão do município. Trata-se de uma área de manguezal, dentro do Parque Municipal do Manguezal do Itacorubi.
Ele informou que o primeiro passo foi a derrubada do galpão, para depois ser iniciado um projeto de recuperação ambiental.
– Queremos tornar a área apta para procriação de vida – explicou o diretor.
No local, conhecido como Fazendinha, também havia três cabeças de gado, um porca com seis leitões e dois cachorros. O dono dos animais já foi notificado para retirar os bichos ainda nesta semana.
Já o dono do barraco, Francisco Souza, estava acompanhando a derrubada da construção. Ele disse que esperava por essa decisão, já que adquiriu o terreno, em 1985, sem documentação.
– Fiz negócio de otário. Já tinha desistido disso aqui há muito tempo – disse Souza, que assumiu a responsabilidade pela recuperação da área.
– Irei recuperar, mas também vou virar fiscal do terreno. Não vão construir nada aqui!
(Júlia Antunes Lourenço, DC, 01/10/2008)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

0 Comentários

  1. Na chamada Fazendinha, nos fundos do Shopping Iguatemi, existiam duas construções uma de madeira de pessoa carente (derrubada) e outra em alvenaria de pessoa com mais posse (que permanece). A ACOJAR iniciou o Processo de desocupação em 1991 logo após a área de manguezal ter sido aterrada com 500 caçambas de barro. O Processo da Justiça Federal de SC 92.0006875-8 – Ocupação do Mangue atrás da Santa Fé Veículos resultou na condenação dos réus e anulação de uma dúzia de escrituras públicas elaboradas para o local. A ACOJAR foi multada nesse Processo, já arquivado, por relaxamento. A UFSC e a PMF foram absolvidas.

  2. josué disse:

    O Iguatemi não está na área de preservação do manguezal… Incrível!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *