Ciclovias
02/10/2008
Unisul e Acadepol preparam Jovens para o primeiro emprego no turismo
02/10/2008

Especialista alemão analisa gestão de afluentes de indústrias de SC

O pesquisador alemão Uwe Menzel, especialista na gestão de efluentes industriais, realiza, no início de outubro, o diagnóstico de funcionamento da estação de tratamento de efluentes e do aterro sanitário de duas indústrias catarinenses. A atividade é intermediada pelo SENAI/SC, que também promove uma palestra de Menzel com técnicos responsáveis pelos sistemas de efluentes industriais.

“O objetivo dos diagnósticos é verificar se há possibilidades de melhorias”, afirma Rodrigo De Bortoli, coordenador do núcleo ambiental do SENAI/Blumenau. “As empresas que serão visitadas são reconhecidas pelos cuidados com o meio ambiente, têm certificação de qualidade e elas mesmas pediram a análise do especialista, buscando o aperfeiçoamento contínuo dos processos”. Os diagnósticos serão realizados na sexta (dia 3) e na segunda (6).

A primeira atividade de Menzel em Santa Catarina será a palestra no Treinamento Contínuo de Operadores (TCO) de sistemas de tratamento de efluentes industriais, na quinta-feira, dia 2, na Associação Artex. Coordenado pelo núcleo ambiental do SENAI/Blumenau, o TCO é uma atividade bimestral, realizada sempre em empresas diferentes. Regularmente os eventos reúnem de 35 a 40 profissionais, representantes de 12 a 15 indústrias do Estado. Eles debatem problemas comuns, assistem palestras e visitam as estações de tratamento das empresas. “A preocupação do grupo é aperfeiçoar os modelos de gestão ambiental. Os participantes entendem que preservação ambiental não tem repercussão se for feita de maneira isolada”, acrescenta De Bortoli.

Uwe Menzel é docente da matéria tecnologias industriais de água nos cursos de engenharia ambiental, engenharia civil e engenharia de processos bem como nos cursos de mestrado. Vem participando de pesquisas em seu país e no Brasil, nas áreas de tratamento de efluentes e gestão de recursos hídricos para setores como o metalúrgico, vidro, farmacêutico e químico e refinarias. No Brasil, vem conduzindo pesquisa e desenvolvimento na área de abastecimento e canalização e tratamento de esgoto, para disseminar a grande experiência da Alemanha a outros países como o Brasil, China, Indonésia, Irã, Jordânia, Egito, Marrocos, Rússia, África do Sul, Tailândia, EUA, Canadá e Vietnã.

(Revista MakingOf, 02/10/2008)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *