Unisul conquista o Prêmio Empresa Cidadã de 2008
10/10/2008
GVT apresenta portfólio de serviços de próxima geração na Futurecom 2008
10/10/2008

Encontro com especialistas lança projeto do Caminho do Peabiru

Pesquisadores se encontram nos dias 25 e 26, em Palhoça
Um projeto do curso de pós-graduação em Turismo, Lazer e Hospitalidade da Unisul pretende reabrir a parte catarinense do Caminho do Peabiru. O caminho ancestral foi usado pelas populações que viviam na América do Sul antes da chegada do homem branco e ligava o litoral brasileiro ao peruano. A idéia do resgate desse caminho é criar mais uma atração turística em Santa Catarina. Há um ano e meio, oito alunos trabalham junto a 32 associações de classe da Região do Maciambu e com o Governo do Estado.
Nos dias 25 e 26, ocorre um encontro, em Palhoça, com alguns dos maiores pesquisadores do Brasil sobre o tema. Além de lançar oficialmente o projeto, que deve inaugurar em março os primeiros 23 km, o objetivo é levar a comunidade a conhecer a cultura indígena e também entender o significado da recuperação desse caminho.
Para os mais jovens fica difícil imaginar um tempo em que não existiam carros, ônibus, aviões. Uma época na qual deslocar-se entre localidades vizinhas poderia demorar dias. Todo o deslocamento era feito a pé. Mais complicado ainda é imaginar cruzar todo um continente nessas condições.
O Caminho do Peabiru era uma rede de diversas estradas, abertas à mão, pelos índios e que cruzavam o continente, de leste a oeste. Estudos mostram que uma das pontas desse caminho Praia da Pinheira, no município de Palhoça. O projeto prevê a reabertura dos cerca de 200 km que passavam pelo Estado. A meta é que esse caminho se transforme em uma nova atração turística em Santa Catarina, tal qual o Caminho de Santiago de Compostela, na Espanha, e outro trecho do Peabiru que já foi aberto no Paraná.
Além das parcerias já citadas, há um acordo firmado entre a Unisul e a Universidade da Região de Joinville. A Univille ficará responsável pelo trecho que fica no Norte de Santa Catarina.
– O objetivo é que as duas pontas se encontrem em Itajaí – adianta o professor Victor Ferreira, coordenador do curso de pós-graduação.
(Unisul, 10/10/2008)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *