Alta renda, uma nova aposta
16/10/2008
Futuro do turismo diante da crise
16/10/2008

Dólar caro impulsiona verão de SC

A valorização do dólar, que após baixar ao patamar de R$ 1,50 há poucos meses aproximou-se dos R$ 2,20 ontem, está levando o setor de turismo de Santa Catarina a projetar para 2009 uma das melhores temporadas de verão dos últimos anos, com o crescimento de no mínimo 10% no número de visitantes.

Representantes do governo e donos de hotéis e restaurantes, acreditam que a reversão no câmbio torna o Estado um destino mais atraente para brasileiros e estrangeiros. Os turistas que vêm de fora do país encontrarão preços mais em conta. Os visitantes de outros estados, por sua vez, serão desencorajados a viajar para o exterior e SC pode ser uma de suas opções.

Mesmo a crise global pode favorecer o turismo no Estado. Como explica o presidente da seção catarinense da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH-SC), Wilson Luiz de Macedo, em virtude da recessão visitantes de países vizinhos devem preferir destinos mais próximos no lugar das praias do Nordeste ou outros países, por exemplo.

– Se o dólar se conservar no patamar atual, 2009 tem tudo para ser marcado pela visita de estrangeiros ao Brasil e ao Estado.

O presidente da Santur, Valdir Walendowsky, também apresenta indicativos dessa tendência. O primeiro vôo charter para Florianópolis na temporada foi antecipado em cerca de um mês na comparação com anos anteriores. O avião, de uma companhia chilena, que foi alugado para argentinos, pousará no Aeroporto Hercílio Luz no dia 9 de novembro.

Valdir Walendowsky também indica que a valorização do dólar já favorece as compras de pacotes por argentinos. De acordo com ele, operadoras do país informaram que as vendas de viagens para o Brasil cresceram 60% em setembro, na comparação com o mesmo período do ano passado.

Por outro lado, as viagens dos brasileiros para outros países têm se reduzido. Na SBTUR, rede de franquias de turismo com matriz em Florianópolis, os operadores estão verificando que muitos compradores estão trocando pacotes internacionais pelas viagens dentro do país. De acordo com o gerente de marketing, Cristóvão Loureiro, as substituições ainda não têm um volume estimado, mas se sabe que seu principal motivo é a valorização do dólar.

Devido a esse fluxo, o presidente da Associação Brasileira das Agências de Viagem de SC (ABAV), Eduardo Loch, afirma que a projeção de crescimento no turismo na Capital teve de ser refeito. Até poucos meses, estimada em 10%, a expansão pode superar os 20% na comparação com a temporada anterior.

Todos os caminhos levam a SC

VALORIZAÇÃO DO DÓLAR
\> Para turistas estrangeiros, viajar para o país fica mais em conta.
\> Para brasileiros, as férias no exterior ficarão mais caras.
\> Aumento do dólar encarece as passagens aéreas, o que leva os turistas dos estados vizinhos a optar por destinos mais próximos, como SC.
REFLEXOS DA CRISE
\> Apreensão com a economia leva os turistas locais a gastarem menos nas férias e SC deve ser a melhor opção
\> Tradicionais visitantes do Estado, os argentinos devem ser desencorajados a fazer viagens mais longas, optando por SC, além do destino catarinense ter ficado mais barato.

(João Werner GrandoO, DC, 16/10/2008)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *