Estrutura da Fenaostra está quase pronta
06/10/2008
Aditivo que acelera decomposição do plástico está em embalagens brasileiras
06/10/2008

2º Encontro Por Um Viver Sustentável

O 2º Encontro Por Um Viver Sustentável propõe debater a sustentabilidade a partir de uma visão multidisciplinar. A idéia é oferecer uma oportunidade para que os profissionais conheçam e dialoguem com quem entende do assunto, cada qual em sua área específica. Como a temática é abrangente, o encontro foi formatado levando em conta três linguagens: arquitetura e construção; arte e design; moda e consumo. O resultado são debates em torno da bio-arquitetura; uso da madeira reflorestada; e eco-moda. Os dois últimos temas incluem o desenvolvimento de ações sócio-responsáveis.

Uso da madeira reflorestada por Heloisa Crocco, artista plástica e designer com projeção no cenário nacional e internacional, com atuação no desenvolvimento de coleções para a indústria e na revitalização do artesanato brasileiro. Ela está á frente do Laboratório Piracema de Design. Em novembro, Heloisa participa de I Bienal Ibero-Americana de Design, exposição organizada pela Associação de Desenhadores de Madrid (DIMAD).

Eco-Moda por Neide Schulte, professora da UDESC, doutoranda em Design pela PUC/Rio, coordena o Programa de Extensão EcoModa e defende a idéia de “uma moda que una estética e ética”.

Bio-arquitetura por Álvaro Vargas, Renato Krzyzanowski e Katia Véras, os dois à frente dos Institutos Eco-Habitar e Eco & Tão, que defendem a construção com baixo impacto ambiental e custos operacionais reduzidos. Katia Véras complementa a atuação na área a partir da pesquisa de mestrado em conforto ambiental e eficiência energética no PosARQ – UFSC.
O 2º Encontro Por Um Viver Sustentável quer fomentar o debate a partir do relato de experiências. Após a explanação, será aberto espaço para o debate. Acreditamos que a absorção das informações passa pelo sensorial, por isso apostamos numa formatação que receba todos de forma igualitária para um debate ativo, cujo objetivo é contribuir para uma visão mais consciente do tema proposto.

Parceiros

FORMUS – idealizadora do encontro, a empresa catarinense do segmento de mobiliário sob-medida tem como filosofia de trabalho o foco no respeito, na autenticidade e na sustentabilidade ambiental, sempre propondo uma discussão do atual modelo de desenvolvimento e das escolhas individuais de consumo. Uma das idéias da empresa é que sejam transformados os juízos de valor e critérios de qualidade que interpretam a idéia de bem estar e de status. Desde 2005, a empresa estabeleceu como estratégia tornar-se competitiva optando pela direção da sustentabilidade, mobilizando os melhores recursos projetuais e de empreendimento na pesquisa de soluções elegantes para problemas cada vez mais complexos.

Simone Bobsin – jornalista que atua na área de arquitetura e decoração há mais de 10 anos, em mídia impressa e eletrônica, e está sempre envolvida com as questões relativas ao setor na formatação e conceituação de eventos. Por conta deste trabalho específico, criou uma rede de relacionamentos com os especificadores a partir da qual tem formatado eventos para o segmento, colocando em primeiro plano a informação, o conteúdo e a valorização de assuntos relevantes como sustentabilidade.

Evento

Data: 06 de outubro de 2008
Local: Palácio Cruz e Sousa
Horário: 19h

(Revista MakingOf, 06/10/2008)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *