GVT apresenta portfólio de serviços de próxima geração na Futurecom 2008
10/10/2008
Triagem e coleta seletiva de lixo nas escolas
13/10/2008

10ª Fenaostra confirma-se como a melhor edição da década

A expressão de felicidade no rosto dos organizadores e participantes da Fenaostra diz tudo. A 10ª edição da festa fez jus ao slogan “Fenaostra é 10” em homenagem aos 10 anos do evento, que encerra neste domingo (12/10) com estimativa de bater recorde de público e consumo. Pela movimentação registrada até a tarde de domingo, será atingida a marca de 100 mil visitantes e cerca de 50 mil dúzias de ostra (50 toneladas) consumidas durante o evento. “Com certeza os resultados deste ano são muito melhores do que os do ano passado, pois tivemos cinco dias a menos de programação. É a prova de que o evento já se consolidou como a maior festa da cidade”, comemora o coordenador geral da Fenaostra, o superintendente do IGEOF, Edson Lemos.

Nos 16 restaurantes que participaram da Fenaostra, o molusco foi o alimento com maior saída, tanto em cardápios específicos – natural, ao bafo ou gratinada – quanto adicionado a outros ingredientes compondo risotos, estrogonofe ou macarronada. Somente o restaurante Rancho Açoriano, que é um dos campeões de venda da festa, comercializou até a manhã de sábado cerca de cinco mil dúzias de ostra (cinco toneladas), e deve vender outras duas mil dúzias neste domingo. Participando da Fenaostra desde 1999, o restaurante que funciona no Ribeirão da Ilha, comemora 10 anos de participação no evento. “Nós acreditamos na festa desde a primeira e continuamos aqui. Se tudo der certo, ano que vem estaremos de volta”, diz o proprietário do estabelecimento, Dário Hudson Gonçalves.

Quem também festeja os bons resultados desta edição é a Cooperativa Aqüícola da Ilha de Santa Catarina (Cooperilha). Além dela, outras associações de produtores estão participando pela primeira vez do salão de gastronomia, junto com os restaurantes, fazendo pratos para consumo no local. Nas edições anteriores, as entidades ficavam numa área à parte, batizada de “Rancho do Produtor”, onde só podiam vender a ostra bruta, embalada para viagem. “O salão de gastronomia é muito melhor porque além de vendermos bem mais, somos valorizados. Depois dessa festa, ninguém vai querer ficar em outro local. Nosso lugar é aqui”, diz a vice-presidente da Cooperilha, Rita de Cássia Rodrigues.

Em razão da divulgação gerada pela Fenaostra, o consumo do produto também deve se intensificar em vários pontos da cidade, especialmente nos restaurantes das praias e também em outras capitais. “Esperamos que a partir da festa, as vendas fiquem aquecidas até o verão, garantindo recursos para que os maricultores se capitalizem para a próxima safra”, explica o superintendente do IGEOF.

Mercado ampliado

A estratégia da Fenaostra de criar cardápios variados tendo a ostra como ingrediente e a realização dos concursos gastronômicos, cursos e workshops voltados à divulgação do produto ajudam a difundir o consumo do molusco em Florianópolis. O evento se consolida como a maior vitrine para a maricultura no município, que já é conhecido no Brasil como a Capital Nacional da Ostra. E os números comprovam a força do evento.

Na primeira edição da Fenaostra, em 1999, foram consumidas 9,5 mil dúzias de ostras durante a festa, o que corresponde a 9,5 toneladas. Em 2008, o consumo deve ficar em torno de 49 mil dúzias de ostras, ou 49 toneladas – o que representa um incremento de 516% em dez anos. Também o público da festa teve um aumento significativo, passando de 15 mil pessoas em 1999 para cerca de 100 mil visitantes na décima edição do evento – uma ampliação de 667% em uma década.

A 10ª Fenaostra contou com a participação de 16 restaurantes, uma choperia, uma vinícola e uma cachaçaria. Em seis dias de festa o público pôde conferir uma programação variada com música, dança e folclore regionais, além dos shows nacionais de Nenhum de Nós, Zélia Duncan, Dazaranha e Fábio Júnior. O evento teve ainda opções de lazer para crianças, exposições com feiras, seminário técnico, concursos gastronômicos com chefs da Associação Brasileira de Alta Gastronomia, além de pavilhão de artesanato com 72 estandes, com trabalhos em argila, renda, conchas, entre outros materiais.

A Fenaostra é uma promoção do Instituto de Geração de Oportunidades de Florianópolis (IGEOF/PMF), com apoio do Fundo Estadual do Turismo (Funturismo) e Ministério da Cultura, e patrocínio da Ambev e Tractebel. A festa tem como parceiros a Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes (FCFCC), Secretaria Especial de Aqüicultura e Pesca (SEAP/PR), Associação Catarinense de Aqüicultura (ACAQ); Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (ABRASEL/SC), Arranjo Produtivo Local (APL) das Ostras da Grande Florianópolis, Secretaria de Estado do Desenvolvimento Regional (SDR) e Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL/SC).

Números da Fenaostra

• Cerca de 80 mil pessoas estiveram no evento até sábado (11/10)

• Quase 38 mil dúzias de ostras foram consumidas até sábado (11/10)

• Participação de sete escolas de gastronomia do estado

• Estimativa de público de 750 mil visitantes em dez edições

• Estimativa de consumo de 500 mil dúzias de ostras (500 toneladas) em dez edições

• Em dez anos, 260 jovens chefs foram revelados nos concursos de gastronomia

• Ao todo, 65 pessoas (estudantes, profissionais de cozinha e técnicos) foram beneficiadas com viagens de intercâmbio proporcionadas pela Fenaostra em dez anos

• Em dez edições da festa de Florianópolis nunca houve registro de qualquer incidente policial

(PMF, 12/10/2008)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *