Passeio on line
08/09/2008
A conquista da cidade
08/09/2008

Revolução das bikes

Conheça a trajetória dos principais movimentos e eventos que defendem a bicicleta como meio de transporte no Brasil e no mundo
1964
Plano das Bicicletas Brancas: Tendo à frente Luud Schimmelpennink, um grupo de 15 jovens cria o Plano das Bicicletas Brancas em Amsterdã, na Holanda. Eles pintaram bicicletas de branco e as espalharam pela cidade. Qualquer um poderia usá-las, e depois deixar para outros usarem também. O manifesto serviu de inspiração para as atuais políticas públicas de bicicletas comunitárias.
1975
Bicicletas comunitárias » Implantado, com sucesso, o primeiro sistema de bicicletas comunitárias em Lyon, na França. Fundação da Fietsersbond (União de Ciclistas da Holanda) » Grupos comunitários, de meio ambiente e de segurança viária criam a entidade que seria uma das principais articuladoras de ciclistas no mundo, promovendo intercâmbios e parcerias em diversos países, incluindo o Brasil.
1983
Fundação da ECF (Federação Européia dos Ciclistas) » Uma das primeiras organizações que conseguiram agrupar associações de ciclistas na Europa para promover a bicicleta como meio de transporte, além de atuar em políticas públicas.
1984
Primeiros passos do cicloativismo brasileiro » De volta do exílio na Europa, Alfredo Sirkis e Fernando Gabeira lideram a primeira Bicicleata, pedalada que percorreu do Flamengo ao Leblon, no Rio de Janeiro.
1989
Criação do Night Bikers » Renata Falzoni cria o grupo Night Bikers para fazer pedaladas noturnas em São Paulo e, assim, atrair a simpatia dos que usam o carro para a segurança e respeito aos ciclistas.
1992
Primeira edição do Critical Mass » Em São Francisco, nos Estados Unidos, surge a Massa Crítica, evento que reúne ciclistas, skatistas e patinadores para um passeio educativo nas ruas. Estima-se que, hoje, mais de 300 cidades organizem suas Massas Críticas, chamadas de Bicicletada no Brasil e em Portugal.
1998
Primeiro Dia Mundial Sem Carro » O dia, comemorado todo 22 de setembro, foi implantado na França com o objetivo de despertar a população para a importância do combate à poluição do ar e estimular o uso de transportes não-motorizados.
2001
Primeiro Dia Mundial Sem Carro no Brasil
2002
Primeira Bicicletada no Brasil
2003
Seminário cria comissão » No seminário Pedestres e Ciclistas, a Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP) cria a comissão interna de bicicleta, liderada por Bill Presada, um dos principais defensores da incorporação da bike ao fluxo normal do trânsito.
2004
Governo lança programa nacional » O Ministério das Cidades dá início ao Programa Nacional de Mobilidade por Bicicleta, que orienta os municípios que pretendem ampliar o uso da bicicleta como meio de transporte.
2005
Primeiro Encontro Nacional de Cicloativistas » Realizado em Florianópolis, o encontro consolidou o primeiro Fórum Brasileiro de Mobilidade por Bicicleta. No mesmo ano, o cicloativismo brasileiro ganha um espaço no Fórum Social Mundial de Porto Alegre.
2006
Primeiro Desafio Intermodal » No desafio, várias pessoas se deslocam de um ponto a outro da cidade do Rio de Janeiro no mesmo horário utilizando diversos meios de transporte. Por dois anos consecutivos, comprovou-se que a bicicleta era mais rápida, mais eficiente, menos poluente e mais saudável. Hoje, o desafio também acontece em cidades como São Paulo e Belo Horizonte.
2007
Paris lança o Vèlib » Com 10600 bicicletas em 750 pontos, a Cidade-Luz dá início ao maior programa de bikes comunitárias já existente. Hoje, são mais de 20 mil bicicletas encontradas a cada 300 metros.
(Mariana Sgarioni, Revista Vida Simples Especial Vá de Bicicleta, 08/09/2008)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *