Agenda: de 15 a 21 de setembro de 2008
12/09/2008
Casan é multada em R$ 1 milhão
15/09/2008

Da coluna de Cesar Valente (De Olho na Capital, 15/09/2008)

O DC online informa que a Casan “foi multada pela Fundação Municipal do Meio Ambiente de São José em R$ 1 milhão por reincidência em lançamento de esgoto sem tratamento nas águas da Baía Norte” (aqui).

A reportagem faz o histórico da coisa (a estação elevatória estava desligada, não tinha ninguém pra cuidar do caso, etc e tal) e lá no final está a posição da empresa:

“Empresa vai recorrer

O presidente da Casan, Walmor de Luca, considerou a multa sem sentido e afirmou que a empresa vai recorrer. Argumentou que o contrato obriga a companhia a fornecer água, mas estabelece coleta de esgoto somente quando for viável economicamente. Ele justificou que o elevatório é um mal necessário e passível de problemas.”

Não é inacreditável? “Coleta de esgoto só quando for viável economicamente”! E instalaram um elevatório “passível de problemas”!

Que coisa mais absurda, mais sem pé nem cabeça! Isto lá é coisa que o presidente de uma empresa de saneamento diga para justificar um vazamento? Será que foi isso mesmo que ele falou? A merda foi jogada no mar porque não é economicamente viável manter a estação elevatória funcionando? Ou não se conserta aquela bosta porque não é economicamente viável operar coleta de esgoto?

Tomara que os coleguinhas da RBS tenham entendido mal o que o Walmor disse. Porque se foi isso mesmo, não sei não, acho que é melhor o LHS, o Dário e todos os demais candidatos aposentarem os planos de turismo e uso do mar que têm para Florianópolis. As baías correm o risco de serem transformadas em depósitos de esgoto in natura, porque a Casan “só tem obrigação de fornecer água” e coleta de esgoto só se não der prejuízo. Ficou a impressão que eempre que a área de esgoto da Casan estiver no vermelho, os “marinheiros” flutuarão ameaçadores mar adentro.

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *