Código Ambiental
08/09/2008
Revolução das bikes
08/09/2008

A internet é uma fonte sem fim de informações sobre o universo das bicicletas. Muitos cicloativistas, por exemplo, mantêm um site ou blog. É gente que entende do riscado dando as últimas notícias sobre o assunto. Veja o que há de melhor na rede
Apocalipse motorizado
Comandado por Thiago Benicchio (saiba mais sobre ele na matéria Os Pioneiros), é um dos melhores locais da rede para se atualizar com notícias e eventos(em especial os anárquicos!) a favor da bicicleta. O site dá notícias principalmente de São Paulo, mas também fala de outras partes do país e do mundo. Além da atualização constante, vale pelo humor afiado. Destaque: vídeo Sociedade do Automóvel e mapa dos bicicletários e paraciclos de São Paulo.
Ciclo BR
Os ciclistas André Pasqualini (conheça a história dele na matéria Os Pioneiros), Claudio Nadaleto e Wellcleaf Melo fazem um verdadeiro mapeamento do estado das ruas e até de estradas de São Paulo para os ciclistas. Se a prefeitura anuncia a obra de uma ciclovia, eles vão lá conferir e mostram tudo com fotos e comentários. Destaque: seção Carros x Pessoas – um placar mostra o quanto o carro ganha dos pedestres em prioridade nas ruas.
Escola de bicicleta
O cicloativista Arturo Alcorta (saiba mais sobre ele na matéria Os Pioneiros) dedica seu site aos leigos e também aos entendidos e ativistas da bike. Destaque: a seção Aprender a Pedalar dá um passo-a-passo superdetalhado para quem ainda não sabe pilotar a magrela. Outra seção que vale a pena é Estacionamento e Roubo, com dicas para você não sair de bike e voltar para casa a pé.
Pedal
Tudo relacionado a mountain bike: de notícias de campeonatos a trilhas mapeadas por satélite. Destaque: Cadastro Nacional de Bicicletas Roubadas. Você preenche um formulário contando onde e como foi o roubo da sua magrela, informa dados técnicos e posta uma foto da bicicleta. O cadastro é divulgado para impedir que lojistas e ciclistas comprem bicicletas roubadas – e ainda ajuda a saber os locais mais perigosos e a forma de agir dos ladrões, prevenindo os ciclistas.
Renata Falzoni
Site da cicloativista Renata Falzoni (leia mais sobre ela na matéria Os Pioneiros). O filé da página são os episódios antigos do programa Aventuras com Renata Falzoni, transmitido pela ESPN Brasil. Destaque: na faixa direita da home, ficam os vídeos em destaque e os mais recentes. Não perca os episódios sobre o Dia Mundial Sem Carro e o Desafio Intermodal. Basta apertar o play. Se falhar, coloque o nome do vídeo no campo de busca do Youtube – www.youtube.com.
Rua Viva
O site da ONG focada em mobilidade sustentável é bastante completo, mas a navegação é complicada. Destaque: para ver as últimas notícias, vá direto ao blog: www.ruaviva.blogspot.com. Para acessar artigos, na home, clique em Mobilidade Sustentável e também em Biblioteca, no menu à esquerda. Você vai encontrar diversos links com nome Na Cidade Sem Meu Carro. Para ler o mais completo, vá para: www.ruaviva.org.br/cidade.
Transporte ativo
Coordenado por Zé Lobo (saiba quem ele é na matéria Os Pioneiros), o site cobre novidades relacionadas à bike no Rio de Janeiro, especialmente no blog. Na seção Biblioteca, há textos sobre planejamento cicloviário, dados e pesquisas. Destaque: o banco de dados, que reúne mapas de caminhos indicados por ciclistas para pedalar no Rio, no Brasil e no mundo. Os diretórios de links e vídeos são dos melhores na categoria.
Vá de bike
Apesar de pouco atraente visualmente, o site do ciclista Willian Cruz responde bem aos anseios de quem quer usar a bicicleta como meio de transporte: dá informações sobre legislação e segurança e aborda dúvidas do tipo “o que fazer se no meu trabalho não tem chuveiro?”. Destaque: seções Dicas para o Ciclista Urbano (ensina como sobreviver ao trânsito) e Bicicleta É Transporte (notícias de interesse para quem quer pedalar na cidade)
Viaciclo
Canal de comunicação da Associação dos Ciclousuários da Grande Florianópolis, o site foca sua cobertura na região Sul do país, mas não se limita a ela. Na seção Informações, é possível ler pesquisas governamentais e acadêmicas e artigos sobre assuntos relacionados à bicicleta. Destaque: a seção Serviços, com mapas de ciclovias e ciclofaixas de Florianópolis, e um formulário para fazer denúncias de irregularidades nas estruturas para ciclistas. O formulário é encaminhado ao poder público.
EM INGLÊS
Copenhagen Cycle Chic
Os autores deste blog, os dinamarqueses Mikael e Marie, percorrem Copenhaguem e flagram os ciclistas mais fashion que desfilam pelas ruas da cidade, fazendo uma espécie de editorial de moda sobre duas rodas. Fotos de mulheres de saia e salto alto e de homens superalinhados, todos pedalando, provam que é possível sair pelas ruas de bicicleta, sem perder o estilo. Destaque: no menu à direita, no item Inspired by Us, há uma lista de sites inspirados no Cycle Chic, feitos em cidades como Montreal e Boston.
Warm Showers
Site de troca de hospedagem para quem viaja de bicicleta. Seguindo a fórmula de portais já famosos, como o Couchsurfing, que faz o mesmo tipo de serviço, porém para viajantes em geral, você cadastra seu perfil e dispõe sua casa para receber ciclistas do mundo todo – e pode ser recebido na casa deles também. Já são mais de 5 mil membros, inclusive no Brasil. Destaque: na seção Map (no menu Navigation, à esquerda), dá para ver a localização dos anfitriões por país e cidade. Na seção de perguntas e respostas (FAQ), tire dúvidas como “preciso receber todo ciclista que me procurar?”.
I bike
O site do International Bicycle Fund funciona como uma biblioteca de artigos relacionados à bicicleta em várias partes do mundo, mas é feio e bagunçado. Vai encarar? Então vá direto para o mapa do site. Destaque: seções Education e Economics. Nessa última, leia um estudo sobre as vantagens econômicas da bike realizado em cidades como Bogotá, Delhi e Amsterdã.
Google Maps Bike There
Site de Peter Smith, um cidadão norte-americano comum, que lançou uma campanha para convencer o Google a adicionar rotas para bicicleta no GoogleMaps. Destaque: no item Petition, você pode assinar uma petição online em defesa da causa. Já são quase 40 mil assinaturas.
Tree Hugger
O assunto não é exclusivamente bicicleta, mas, como um dos maiores portais de sustentabilidade do mundo, dá notícias sobre os projetos, movimentos e idéias mais legais que surgem no mundo todo em torno das bikes. Destaque: para ir direto ao ponto, pesquise o assunto bike ou bicycle ou entre diretamente no link: www.treehugger.com/mt/mt-tags.fcgi?tag=bicycles&blog_id=1.
(Priscilla Santos, Revista Vida Simples Especial Vá de Bicicleta, 08/09/2008)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *