“Vocassão” turística
29/09/2008
Sistema não suporta mais desequilíbrio social
29/09/2008

Florianópolis é a cidade do agito cercada por belezas naturais

Florianópolis é uma das cidades mais simpáticas do País por conseguir unir em um único lugar as comodidades características de uma metrópole e a pacata vida de uma pequena cidade do interior. Mais do que isso, Floripa ou a “Ilha da Magia” reúne 43 praias para todos os gostos e bolsos, além de opções de diversão em dunas, trilhas e uma noite bastante agitada.

As praias de Florianópolis atendem a praticamente todos os públicos e tribos. Vão desde a requintada Jurerê Internacional, no norte da cidade, rodeada de mansões cinematográficas, Ferraris e milionários, à quase deserta praia de Naufragados, na região sul, cujo acesso só é possível através de barcos ou trilhas.

Para quem gosta de surfe e gente bonita, as praias Brava, Joaquina, Mole e Campeche são as opções preferidas. A Brava é frequentada por celebridades e políticos e é uma das preferidas do tenista Gustavo Kuerten para a prática do surf.

Também existem bairros praticamente destinados aos “hermanos” que lotam a cidade no início do ano, como Canasvieiras, conhecida por ser um reduto de turistas argentinos, uruguaios e, mais recentemente, chilenos.

No Campeche, o visitante pode conviver mais de perto com algumas curiosidades interessantes da ilha. Os pescadores locais contam as aventuras do escritor e aviador francês Antoine Saint Exupery, que há várias décadas trabalhava para uma empresa que realizava o correio aéreo na região e usava uma pista de pouso no bairro. Como os nativos não conseguiam pronunciar o nome do escritor, o apelidaram de “Zé Perri”.

Ribeirão da Ilha e Santo Antônio de Lisboa são opções para quem quer mergulhar na cultura e gastronomia açoriana. Os casarões preservam a arquitetura original e as ostras e mexilhões são cultivadas no próprio bairro.

A vida noturna de Florianópolis acontece, principalmente, na charmosa Lagoa da Conceição, repleta de bares, restaurantes, lojas e boates. Ali rola de tudo: o visitante pode praticar esportes náuticos ou acompanhar a pesca noturna do camarão, comprar em lojas sofisticadas ou na feirinha de artesanato que ocorre nos finais de semana, além de optar por degustar a famosa Sequência de Camarão na avenida das Rendeiras ou curtir um barzinho com música ao vivo.

Florianópolis atrai justamente por reunir todas as tribos em um único local. Os habitantes locais costumam dizer que quem chega, muitas vezes não consegue mais ir embora. O motivo é para lá de justo: quem nunca pensou em viver em uma ilha, cercado de belas praias, vegetação, lagoas, riachos, dunas e cachoeiras? Na capital catarinense, é possível encontrar tudo isso sem precisar abrir mão do conforto e praticidade das grandes metrópoles.

(Fabricio Escandiuzzi, Olhar Direto, 28/09/2008)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *