Mostra Catarinense de Eco Design acontece no Iguatemi Florianópolis
19/09/2008
Missão aprova Capital para fórum de turismo
19/09/2008

Fapesc lança projeto-piloto para usar água da chuva

O Programa de Sistemas de Aproveitamento de Água da Chuva foi lançado oficialmente nesta quarta-feira (17), em Concórdia. Ele beneficiará não só o oeste – onde secas freqüentes podem ser compensadas com o uso de recursos pluviais – mas também o estado como um todo, pois o decreto 099/2007 determina que todos os prédios públicos a serem construídos daqui para frente tenham um sistema de coleta de água da chuva.

O programa é uma iniciativa do Governo Estadual, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Regional de Concórdia, da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e da Fapesc (Fundação de Apoio à Pesquisa Científica e Tecnológica do Estado de Santa Catarina).

No lançamento do projeto-piloto, feito na Associação Catarinense de Criadores de Suínos, o governador Luiz Henrique destacou que as mudanças climáticas verificadas nos últimos anos em Santa Catarina justificam a busca por formas de enfrentar longos períodos de estiagem, principalmente no oeste. “Tivemos três secas consecutivas em 2004, 2005 e 2006, sendo que a região do Alto Uruguai Catarinense, onde está Concórdia, foi a mais castigada”, observou Luiz Henrique. A partir do aproveitamento da água da chuva, pretende-se melhorar a capacidade de prevenção e convivência com impactos decorrentes do aquecimento global.

Agindo localmente

A secretária de Desenvolvimento Regional de Concórdia, Solange Sprandel da Silva, observou que “a dimensão do projeto tem valor incalculável perante os benefícios que virão no futuro, quando o projeto for implantado em todo o Estado”. Antes disso, os R$ 250 mil a serem repassados pela Fapesc vão viabilizar o projeto-piloto no oeste. Os experimentos acontecerão nas Escolas Carlos Chagas, de Piratuba, e Rosina Nardi, de Seara, além de duas propriedades produtoras de aves e suínos integradas à Sadia e à Perdigão. A pesquisa será conduzida pela Universidade Federal de Santa Catarina.

”O projeto que será desenvolvido na região de Concórdia irá estudar formas mais adequadas de captação, armazenamento e uso da água da chuva, bem como materiais empregados no sistema de coleta, transporte e armazenamento da água captada”, explica o professor Zenório Piana, diretor de Pesquisa Agropecuária e Meio Ambiente da Fapesc. A instituição auxiliou na qualificação técnica e institucional da pesquisa desde o início. “Convém salientar que a Fapesc está apoiando importantes projetos na área ambiental, dentre os quais citam-se o Aqüífero Guarani/Serra Geral, o Inventário Florístico Florestal, Compostagem para dejetos suínos, e outros projetos para Redução de gases de efeito estufa.”

Apóiam o programa Água da Chuva empresas como a WEG, Tigre e Schneider; a Casan, Epagri e as Secretarias de Estado da Educação e Agricultura, Universidade do Contestado, Associação Catarinense de Criadores de Suínos, BRDE, Badesc e Defesa Civil de Santa Catarina.

(Fapesc, Agecom, 18/09/2009)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *