Território ocupado
24/09/2008
Primavera começa no clima da Fenaostra
24/09/2008

Bois-de-mamão vão invadir a Barra da Lagoa

Diversas figuras de uma brincadeira do litoral catarinense vão invadir as ruas da Barra da Lagoa. No próximo sábado (27/09), maricotas, cavalinhos, ursos, bernunças e macacos desfilarão no Distrito do Leste da Ilha de Santa Catarina como uma das atrações do IV Encontro de Bois-de-Mamão da rede municipal de ensino de Florianópolis. Haverá também oficinas relativas ao tema. O evento terá como sede a Escola Básica Municipal Acácio Garibaldi São Thiago e contará com a participação de oito grupos. A iniciativa é do Grupo Arreda Boi e da Secretaria de Educação da Capital.

Além da escola Acácio Garibaldi São Thiago estão confirmadas as participações das escolas básicas Luiz Cândido da Luz (Vargem do Bom Jesus) e Eduardo Brigadeiro Eduardo Gomes (Campeche), bem como das escolas desdobradas Costa da Lagoa e João Francisco Garcez (Canto da Lagoa). Farão parte da festa ainda o NEI Santo Antônio de Pádua (Itacorubi), assim como o NEI Z11 e a ONG Recanto da Barra , ambos da Barra da Lagoa.

A intenção dos organizadores é proporcionar um momento de integração artística e de intercâmbio de experiências entre os diversos grupos de bois-de-mamão da rede municipal de ensino e estimular professores e estudantes a manterem viva esta tradição.

Das 9h30 às 11h30 serão realizadas oficinas. Uma delas é a “dança do boi”, que será desenvolvida por Nado Gonçalves, Doutor em Educação pela UFSC, instituição na qual defendeu a tese “Educação Popular e Boi de mamão: diálogos brincantes”.

Duas outras oficinas serão feitas por artistas plásticos. A “arte e educação” será ministrada por Laércio Luiz, enquanto Valdir Agostinho coordenará uma oficina de confecção de miniatura de boi por meio de reciclagem. Haverá ainda uma oficina de musicalização para cantos de boi de mamão sob a responsabilidade dos professores da rede municipal de ensino Gilberto André Borges e Ronei Gonçalves.

A partir das 14h30 acontecerá um cortejo dos grupos de bois-de-mamão pelas ruas da Barra da Lagoa. Saindo da Escola Acácio Garibaldi São Thiago os participantes irão em direção à praia, passando pelas ruas Altamiro Barcelos Dutra, Orlando Chaplin, Amaro Coelho e Professor Abelardo Souza. Às 16 horas, nas imediações da Ponte Pênsil, haverá uma apresentação coletiva de todos os grupos.

Os bois-de-mamão da rede municipal de ensino fazem parte do Programa Nossa Rede Encanta, que busca permitir o acesso de crianças e adolescentes às atividades de música, dança, teatro e artes visuais.
Os grupos mantêm também vínculos com o Programa Escola Aberta, quando nos finais de semana a comunidade freqüenta os estabelecimentos de ensino da prefeitura.

Figuras
A manifestação do boi-de-mamão é bem representativa no litoral de Santa Catarina, com destaque para Florianópolis. Através de danças e cantorias, a brincadeira aborda a morte e ressurreição do boi, confeccionado à base de uma armação de madeira sobre a qual há um pano branco ou preto. A sua cabeça, originalmente de mamão, passou a ser feita com crânio de animal.

Além da figura do boi, a brincadeira possui outros personagens como o vaqueiro, a cabra e a bernunça- uma miscelânea de dragão, com boca de jacaré, que ameaça engolir as pessoas, bem como a maricota, um grande boneco que tem às vezes três metros de altura. Existem ainda as figuras do cachorro, urso, macaco e do doutor, que através de benzeduras cura o boi.
Em outras partes do país, como no Nordeste, o folguedo recebe nomes como bumba-meu-boi e boi-bumbá.

(Floripa News, 23/09/2008)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

0 Comentários

  1. marelise disse:

    a cidade é linda…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *