Florianópolis terá Universidade Aberta do Brasil
20/08/2008
Emprego recorde em SC
20/08/2008

Secretaria Municipal de Educação quer diminuir a violência nas escolas através de projeto de Cultura de Paz

A Secretaria de Educação de Florianópolis implantou o projeto Educação para Cultura de Paz, visando atingir diretamente um público de quase 26 mil pessoas, entre crianças, adolescentes, jovens e adultos matriculados na rede municipal de ensino, bem como os 4.460 profissionais da educação. A idéia é estimular educadores, alunos, pais e comunidade a praticarem alguns princípios básicos, entre os quais o de respeitar a vida, rejeitar à violência, redescobrir a solidariedade, ser generoso, ouvir para compreender e preservar o planeta.
A Coordenadora do projeto, Sueli Amália de Andrade, acredita que com a onda de violência predominante em todos os ambientes é necessário que sociedade trabalhe uma educação para cultura de paz para o fortalecimento de uma convivência mais conciliadora entre as pessoas. Ela acrescenta que a escola, embora seja um espaço educativo em que se pressupõe a inexistência de agressões, também não está isenta de viver situações de conflitos. “Por isso, a necessidade do município realizar ações em prol da paz em escolas, creches e outros setores de educação”, observa.
Para introduzir a cultura de paz entre as pessoas, Sueli Amália de Andrade salienta que a educação representa um instrumento valioso, à medida que, através dela, serão formadas gerações de pacifistas capazes de, em suas discussões e negociações, promoverem o diálogo, a argumentação e a cooperação. “Teremos, então, verdadeiros mediadores da paz, e não pessoas que não sabem resolver as divergências, a não ser na base da agressão e do autoritarismo”.
Dentre as ações levadas à frente pela SME está a realização do Seminário A Arte de Viver em Paz. Todo mês, até outubro, haverá encontros voltados para os educadores, abordando os temas a paz consigo mesmo, a paz com os outros e a paz com a natureza. O seminário é reconhecido pela UNESCO como uma metodologia para o desenvolvimento de uma Cultura de Paz e tem por metas desenvolver ou manter a harmonia entre os instintos, as emoções, a mente e o espírito, bem como evitar ou dissolver o estresse e despertar para uma nova motivação pessoal e profissional.
Outra ação da Secretaria é a implantação, em outubro, do Agente da Paz. Em parceria com a Associação dos Magistrados Catarinenses, diversas crianças, adolescentes, jovens e adultos serão preparados para agirem como mediadores em conflitos nas unidades escolares. Os agentes serão identificados através de uma carteirinha.
Um grupo teatral itinerante será formado por profissionais readaptados da educação para fazer apresentações nos estabelecimentos de ensino sobre os princípios e valores de uma Educação para Cultura de Paz.
Além disso, uma outra atividade será um encontro de intercâmbio de todos os trabalhos a respeito da Educação para Cultura de Paz desenvolvidos na Rede Municipal de Educação em 2008.
São parceiros da Secretaria Municipal de Educação a Universidade para Paz, Associação dos Magistrados Catarinenses, Núcleo de Educação Ambiental da Secretaria de Estado da Educação, Gerência Regional de Educação da Grande Florianópolis, Red Internacional por una Educacion Humanista (Santiago – Chile), Cidadão da Paz e Projeto Trabalha Juventude.
A Assembléia Geral das Nações Unidas proclamou, em 1997, o ano de 2000 como o Ano Internacional da Cultura de Paz. Em 1998, declarou o período de 2001 a 2010 a “Década Internacional da Cultura de Paz e Não-Violência para as Crianças do Mundo”.
(Revista MakingOf, 20/08/2008)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *