Santa Catarina e Argentina reafirmam interesse na integração da primeira rodovia bioceânica
20/08/2008
Secretaria Municipal de Educação quer diminuir a violência nas escolas através de projeto de Cultura de Paz
20/08/2008

Florianópolis terá Universidade Aberta do Brasil

Com uma parceria firmada entre o MEC e a Secretaria Municipal de Educação da Capital, a Universidade Aberta do Brasil terá um pólo em Florianópolis para oferecer à população cursos à distância de nível superior. Dentre outras opções, o convênio vai oferecer vagas no Curso de Graduação em Pedagogia para os servidores da SME que ocupam o cargo de Auxiliar de Sala na rede municipal de ensino e que pertencem ao quadro civil. O compromisso da prefeitura será o de disponibilizar toda a infra-estrutura física e material necessários às atividades. O aperfeiçoamento consta também do acordo coletivo assinado entre a PMF e o sindicato dos trabalhadores municipais. O Secretário de Educação Rodolfo Joaquim Pinto da Luz frisa que independente do acordo com o sindicato, a prefeitura já vinha mantendo contato desde 2006 com o Governo Federal para viabilizar o projeto.
O Secretário de Educação lembra que quem define o número de vagas por região e o cronograma das atividades é o Ministério da Educação, que coordena e financia o programa. No caso de Pedagogia está acertado que será a Universidade Estadual de Ponta Grossa que oferecerá a graduação para Florianópolis, sendo que as inscrições para o vestibular serão realizadas no mês de novembro e com início das aulas no mês de março de 2009.
Por outras instituições, serão oferecidos também para Florianópolis Cursos de Especialização e de Formação Continuada. A UFSC vai oferecer os Cursos de Especialização em Controle da Gestão Pública Municipal, (Lato Sensu), Matemática Formação de Professor (Lato Sensu) e Gestão de Bibliotecas Escolares (Lato Sensu), enquanto o Centro Federal de Educação Tecnologia de Santa Catarina (CEFET) irá disponibilizar os cursos de Ensino de Ciências (Lato Sensu) e Gestão em Tecnologias Educacionais ((Lato Sensu).
Dentro da Formação Continuada, a UFSC irá oferecer o curso Gênero e Diversidade na Escola, e a Universidade Estadual de Goiás o curso Deficiência Mental no Contexto da Educação Inclusiva. Haverá ainda, através da Universidade Estadual de São Paulo (UNESP) o curso de Libras à Distância: uma proposta de formação continuada de professores no contexto educacional inclusivo.
Por sua vez, segundo dados do Departamento de Planejamento da SME, os profissionais efetivos do magistério são ao todo 1.376. Do montante, 511 possuem graduação, 765 especialização, 84 mestrado e 02 detêm o título de Doutor. Apenas 14 não possuem nível superior, tendo feito magistério no ensino médio.
(PMF, 19/08/2008)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *