De fontes alternativas
18/08/2008
Bem à vontade
18/08/2008

Capital catarinense teve 27 eventos no primeiro semestre de 2008

O primeiro semestre foi de bons resultados para o setor de turismo de eventos na capital catarinense. Levantamento do Florianópolis e Região Convention & Visitors Bureau (FCVB), mostra 37 eventos de janeiro a junho deste ano, com um público participante superior a 460 mil pessoas. No ano passado, foram 32 eventos e 157 mil visitantes, apontando para um crescimento de 15% e 192%, respectivamente.
Na movimentação econômica, o cálculo mostra que os visitantes e turistas dos congressos deixaram em Floripa, mais de R$ 330 milhões em hospedagem, alimentação, transporte, compras, contratação de serviços e outros gastos.
A previsão é fechar 2008 número com número quase igual ao ano passado (83 contra 81), mas com um público 147% superior, superando 830 mil pessoas e geração de R$ 600 milhões.
A pesquisa realizada pelo FCVB levou em conta apenas os eventos ocorridos nos três principais centros de eventos da cidade (Costão do Santinho, CentroSul e UFSC), que correspondem a 80% do volume total. São consideradas somente feiras e eventos técnicos e científicos, com número mínimo de 60 participantes, duração de pelo menos três dias e presença de público externo (de outras cidades ou estados). Por isso, o número oficial de eventos na cidade é ainda maior, se forem considerados os outros espaços (hotéis, clubes, restaurantes, casas de espetáculos) e tipos de eventos.
A presidente do FCVB, Joseli Ulhôa Cintra, explica que a estratégia de buscar para a cidade eventos maiores tem com objetivo garantir uma movimentação financeira superior e possibilitar negócios para o maior número de empresas possível. \”O turismo de eventos envolve dezenas de atividades, num círculo virtuoso que irriga a economia e fomenta o desenvolvimento sustentado e planejado para a região\”, afirma, além de assinalar que uma outra grande vantagem do turismo de eventos em uma cidade como Florianópolis é que ele estimula também o turismo de lazer a curto e médio prazos.
Florianópolis foi a quinta cidade brasileira em número de eventos internacionais no ano passado (9), dentro da classificação apresentada pela ICCA, atras de São Paulo, Rio, Salvador e Porto Alegre e dentro do quadro geral de 209 eventos que valeram a oitava posição mundial para o Brasil, com 209 eventos.
(Brasilturis, 17/08/2008)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *