Três pontes
06/08/2008
Architectour 2008 começa em Florianópolis
06/08/2008

Baleias aparecem na Capital

A fêmea e o filhote de baleia franca avistados na manhã e início da tarde de ontem na Praia da Armação, no Sul da Ilha, em Florianópolis, pareciam mais preocupados com a amamentação do que em dar show. Mesmo assim, ficaram a apenas 30 metros da areia, onde os observadores reuniam-se, preparados com binóculos e máquinas fotográficas.
Elas já haviam sido vistas no dia anterior, por perto do Morro das Pedras, que fica a aproximadamente 100 metros do ponto da praia onde estavam ontem.
E é exatamente por causa dos mamíferos que a praia tem este nome: pela formação geográfica, o local facilitava o cerco e a captura do animal, que então era arrastado para a praia ao lado, chamada, também apropriadamente, de Matadeiro.
As armações eram as instalações dedicadas à pesca das baleias até a primeira metade do século retrasado, quando a atividade foi abandonada.
A espera por elas agora é diferente.
– Quando chega esta época, o pessoal do Sul da Ilha anda sempre com binóculos porque elas podem aparecer. E aí, quando chegam, um avisa o outro e todo mundo vem ver – contou um observador.
A temporada oficial de observação da baleia franca, promovida pelo Instituto Baleia Franca, começou no último dia 20 de julho, mas os registros da presença de mamíferos na costa catarinense iniciaram ainda antes.
Desde o início do ano, pelo menos 80 animais foram avistados entre Florianópolis e Araranguá, no Litoral Sul de Santa Catarina. Na temporada passada, os grupos de pesquisa especializados em baleias francas da região registraram 114 mamíferos.
A expectativa dos pesquisadores é que a temporada atual, que termina no mês de outubro, tenha um movimento maior do que o registrado no ano passado.
(DC, 06/08/08)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *