Prêmio Betinho
12/08/2008
Emprego é a preocupação número um
13/08/2008

Aquecimento muda o campo do Estado

O aquecimento global determinará mudanças significativas na agricultura catarinense. Com a elevação da temperatura, os campos do Meio-oeste, hoje tomados por lavouras de soja, se transformarão em áreas propícias para canaviais e cafezais. Pomares de frutas temperadas, como a maçã, podem se tornar inviáveis e dar lugar a bananas e outras variedades tropicais.
As alterações são previstas em estudo divulgado ontem por pesquisadores da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Com base em projeções realizadas pelo Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas que indicam o aumento da temperatura global entre 1,4ºC e 5ºC para as próximas décadas, o documento traça cenários para a agricultura do país. As alterações causariam prejuízos na ordem de R$ 7,4 bilhões para o agronegócio brasileiro em 2020 e R$ 14 bilhões até 2070.
No caso de SC, o aumento da temperatura e a conseqüente alteração no regime de chuvas tornará suas terras mais propícias a culturas tradicionais no centro do país.
– A produção de frutas temperadas e soja ficam em risco, e a cana-de-açúcar e o café podem ganhar espaço – explica o chefe-geral da Embrapa Informática Agropecuária, Eduardo Delgado Assad.
Efeito positivo apenas para cana-de-açúcar
O maior impacto é previsto sobre o cultivo de frutas temperadas. Essas variedades, que englobam maçã, uva e pêssego, precisam do frio para quebra da dormência e brotação de suas sementes. Em SC, o plantio de maçã ocupa área de 19,6 mil hectares com produção de 54% do total do país, cerca de 580 mil toneladas por ano.
– A cultura de frutas temperadas tornam-se inviáveis se a média de temperatura subir 1,5ºC – explica o o chefe do Centro de Socioeconomia e Planejamento Agrícola (Cepa) da Epagri, Airton Spies.
Para a soja, os riscos também existem, mas não são tão graves, como admite Assad. Já existem variedades do grão mais tolerantes ao calor.
O aquecimento terá efeitos positivos apenas na produção de cana-de-açúcar, que teria as condições de plantio mantidas no centro do país e seria estendida para o Sul.
(João Werner Grando, DC, 12/08/2008)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *