SC sensacional
28/07/2008
Manguezais
29/07/2008

O objetivo era o de fazer um ato simbólico. Mas a sujeira no mangue do Itacorubi, na Capital, transformou a manifestação pelo Dia Mundial de Preservação dos Manguezais, celebrado no sábado, em um limpeza da orla da Avenida Beira-Mar Norte.
Carrinho de supermercado, vaso sanitário, calça jeans, garrafas de vinho e de uísque. Tudo isso foi encontrado próximo ao mar da avenida mais movimentada e um dos metros quadrados mais caros da cidade. Em apenas um quilômetro percorrido pelos cerca de 100 manifestantes foram recolhidos 40 sacos de lixo. Mais uns minutos de caminhada e acabaram os 76 sacos disponíveis.
– Esse acúmulo só revela a falta de educação das pessoas. É preciso reciclar mais, mas antes há que se reeducar e reaproveitar o lixo. Como alguém pode jogar na natureza uma garrafa pet, que pode levar até 400 anos para se decompor? – indaga um dos integrantes do Instituto Mangue Vivo, entidade responsável pelo mutirão de limpeza.
Diante do volume inesperado de lixo, nem foi possível percorrer toda a área do mangue do Itacorubi, um dos maiores mangues urbanos do país, por falta de lugar para depositar o que seria encontrado. Para o diretor executivo do Instituto Mangue Vivo, Paulo Douglas Pereira, o maior problema dos manguezais atualmente é o esgoto doméstico:
– Temos que monitorar os mangues da Grande Florianópolis. Este do Itacorubi já está com menos de 60% de sua área original, e é como o tapete da cidade, para onde se joga a sujeira. O de Palhoça também está poluído e o da Costeira do Pirajubaé, abandonado.
O Brasil tem a segunda maior área de manguezais do mundo, mais de um milhão de hectares localizados ao longo do litoral.
(DC, 28/07/2008)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

2 Comentários

  1. Evaldo Z. Antunes disse:

    Olá, gostaria de saber se existe algum programa de preservação para mangues aqui no sul, especifamente para o mangue camacho/lagoa santa marta.
    Informações sobre algum banco de mudas para recuperação do mangue.
    Parabéns por sua iniciativa, aguardo alguma informação.

  2. Prezado Evaldo Z. Antunes,
    Maiores informações podem ser adquiridas no site do Instituto Mangue Vivo http://www.manguevivo.org.br/ .
    Muito obrigado por sua participação!
    Atenciosamente,
    equipe do site http://www.floripamanha.org.
    Quando você faz bem pra Floripa, faz bem pra você!
    Antes de imprimir, pense em seu compromisso com o Meio Ambiente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *