Vocação turística
31/07/2008
Saneamento
01/08/2008

SC está na rota certa do turismo

Da coluna de Estela Benetti (DC, 31/07/2008)
A maioria das iniciativas catarinenses para o desenvolvimento do turismo está no caminho certo, considerando as tendências do mercado mundial, mas é preciso fazer mais. Esta é uma das principais conclusões do Painel RBS de ontem, que contou com palestra e entrevista do presidente do Conselho Mundial de Viagem e Turismo (WTTC), Jean-Claude Baumgarten.
Profundo conhecedor do turismo mundial, Baumgarten sugeriu mais investimentos em divulgação no exterior, formação de mão-de-obra, infra-estrutura por meio de parcerias público-privadas, ações de preservação ambiental, desenvolvimento de nichos turísticos de qualidade, inclusão social e outras medidas.
Chamou a atenção para o fato de o setor ser o maior empregador do planeta e responder por cerca de 10% do PIB mundial. Deixou bem clara, ainda, a importância de investimentos pesados do setor público e valorização de empreendimentos de todos os portes.
O presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH), seccional de SC, Wilson Luiz de Macedo, concorda com a sugestão de Baumgarten, de que uma região com poucos recursos precisa promover seu desenvolvimento turístico gradualmente. Para Macedo, é isso que SC pode fazer.
Congresso do WTTC deve ser no Estado
Além de falar sobre turismo, o presidente do Conselho Mundial de Viagem e Turismo (WTTC), Jean-Claude Baumgarten, vai colaborar, diretamente, para a expansão do turismo de eventos no Estado.
Ele manifestou intenção e o governador Luiz Henrique da Silveira aceitou o desafio de realizar em Florianópolis a edição do ano que vem da conferência mundial do WTTC. Conforme Baumgarten, o evento reúne cerca de mil lideranças empresariais do setor e jornalistas dos principais veículos do mundo para discutir desenvolvimento turístico.
A promoção será do governo do Estado em parceria com a Embratur e está prevista para abril. Segundo o secretário de Articulação Internacional, Vinícius Lummertz, o governador entregará a Baumgarten a proposta dia 26 de agosto, em Munique, Alemanha.
Ganhos ambientais
Para o presidente do WTTC, Jean-Claude Baumgarten, os empreendimentos turísticos podem obter ganhos com redução de custos adotando medidas de preservação ambiental envolvendo os seus públicos nas ações. Observou, no entanto, que não gosta do radicalismo ecológico e criticou a crescente tachação de investimento em nome da defesa ambiental.
Segundo ele, a melhor palestra que assistiu sobre o tema foi de Arnold Schwarzenegger, governador da Califórnia. Conforme o governador, a Califórnia se destacou no mercado mundial com o Vale do Silício. Agora, ele pensa em criar o Eco Vale e ganhar dinheiro com isso.
Foco na diversidade
A presidente da Embratur, Jeanine Pires, que também questionou Jean-Claude Baumgarten, ontem, no Painel RBS, ficou satisfeita com avaliações e informações adicionais que obteve do especialista.
– Ele falou da importância da diversidade no turismo brasileiro, e é justamente essa a nossa prioridade número um na divulgação do Brasil lá fora – afirmou.
Conforme Jeanine, apesar de a Embratur estar priorizando a divulgação em destinos que dão mais respostas imediatas, o trabalho também está incluindo países da Ásia, como a China, Japão e Coréia do Sul.

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *