Plano Diretor Participativo de Florianópolis
02/07/2008
Núcleo de Estudos Açorianos inaugura mostra "Herança Açoriana"
03/07/2008

SC acerta intercâmbio em gestão portuária e logística com Porto de Barcelona

O vice-governador Leonel Pavan, em missão oficial à Europa, na companhia do secretário especial de Articulação Internacional, Vinícius Lummertz, encontrou-se quarta-feira (2/07) com a administração do Porto de Barcelona (Espanha), onde foi definido acordo de cooperação para auxiliar na gestão e logística dos portos catarinenses.
Barcelona conta com um dos maiores portos do mundo – com oito quilômetros quadrados -, movimenta quase três milhões de conteiners por ano e é pioneiro em conciliar embarque de cargas com atracadouro para navios de cruzeiro e marinas, com um trânsito anual de 20 milhões de turistas. Como resultado do acordo de intercâmbio, ficou acertada a participação de representantes dos cinco portos catarinenses: Itajaí, Navegantes, Imbituba, São Francisco e Itapoá (em fase de construção) em um seminário de gestão portuária, que será realizado pelo Porto de Barcelona, em novembro deste ano, contando com a participação de especialistas de todo o mundo.
O diretor-geral do porto espanhol, Santiago Garcia Milá, foi convidado por Leonel Pavan para visitar os portos catarinenses e discutir com o Governo do Estado e dirigentes portuários formas de ampliar as parcerias público-privadas (PPs) no setor, prática que também é bastante difundida no porto de Barcelona. “O Governo do Estado sempre entendeu que o reforço na infra-estrutura e na logística, e as parcerias com a iniciativa privada são fundamentais para o desenvolvimento dos portos, aeroportos e rodovias catarinenses”, disse Leonel Pavan.
Ele acrescentou que já existem investimentos de empresas espanholas no setor, como a Companhia Dragados, na ampliação da capacidade de carga do Porto de São Francisco do Sul – na ordem de R$ 100 milhões – e que devem ser ampliados na área rodoviária e também no turismo, com projetos para implantação de marinas e atracadouros para navios de turismo na Baia da Babitonga e em Florianópolis.
Após o encontro com a diretoria, o vice-governador Leonel Pavan, acompanhado do vice-cônsul do Brasil na Espanha, Derci Ribeiro do Prado, do secretário Vinícius Lummertz e da assessora de Assuntos Internacionais da Prefeitura de Florianópolis, Leonor Hartmann, visitou as instalações e o canal do Porto de Barcelona, tanto na área turística como na de cargas.
Na seqüência, a comitiva catarinense foi recebida pelo cônsul-geral do Brasil em Barcelona, embaixador Mauro César Naslauski. Na quinta-feira (3/07), o encontro será com a empresa espanhola Celsa, que tem projeto para implantação de uma industria siderúrgica no Estado, com investimentos da ordem de US$ 400 milhões.
Gabinete do Vice-Governador do Estado de SC
(Adjori SC, 02/07/08)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *