Agenda de 21 a 27 de julho de 2008
18/07/2008
Novo Orlando Scarpelli deve tornar-se realidade em 2013
21/07/2008

A Brasil Telecom, através de seu Programa de Responsabilidade Social na Educação, traz para Santa Catarina as Oficinas Digitais. Com um investimento inicial de R$ 15 milhões, o projeto vai beneficiar 40 mil alunos da rede pública de ensino em nove Estados, mais o Distrito Federal.
Na próxima segunda-feira, 21/07, será inaugurada em Florianópolis a quinta oficina catarinense, no Instituto Estadual de Educação. Joinville, Balneário Camboriú e Blumenau já foram beneficiadas. As escolas contempladas recebem acesso à internet por banda larga e um laboratório digital modelo com toda a infra-estrutura necessária ao seu funcionamento.

Projeto Educação da Brasil Telecom beneficia 40 mil alunos

As Oficinas Digitais do Programa de Responsabilidade Social na Educação da Brasil Telecom, em parceria com secretarias estaduais e municipais, chegam a Santa Catarina. Na próxima segunda-feira, 21/07, será inaugurada em Florianópolis, a Oficina Digital do Instituto Estadual de Educação. Escolas de Blumenau, Joinville e Balneário Camboriú já foram contempladas com a iniciativa.
O projeto, que beneficiará 40 mil alunos e dois mil professores em nove estados brasileiros, além do Distrito Federal, visa a melhorar a qualidade do ensino e promover a inclusão digital. Na implantação das primeiras 50 Oficinas, a Brasil Telecom investiu cerca de R$ 15 milhões.
O projeto foi concebido pela Brasil Telecom em parceria com Secretarias de Educação de estados e municípios. Promove a capacitação de professores e alunos para que utilizem tecnologia de ponta de informática e telecomunicações em sala de aula, em escolas públicas das regiões Sul, Centro-Oeste e Norte do País.
Até o final de 2008 mais 50 Oficinas Digitais serão instaladas nos Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Goiás, Tocantins, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Acre, Rondônia e no Distrito Federal.
Após avaliarem o que está ocorrendo em outros países e examinarem projetos voltados à utilização da tecnologia em apoio à educação, os especialistas mobilizados pela Brasil Telecom desenvolveram esse projeto considerado inédito, porque conjuga a capacitação e a sensibilização de professores e alunos monitores com o emprego de sofisticada tecnologia.
O programa prevê a implantação de 500 Oficinas Digitais até o ano de 2010, e conta com o apoio do portal iG, da Intel e da Microsoft. O público alvo é formado por crianças e jovens em idade escolar que estejam cursando o ensino fundamental e médio.
Cada escola recebe acesso à internet por banda larga e um laboratório digital modelo instalado em sala especial preparada e integralmente financiada pela Brasil Telecom. Essas Oficinas Digitais são implantadas em escolas com alta motivação e compromisso com a aprendizagem dos seus alunos, afim de que eles possam melhor desenvolver seus trabalhos e pesquisas escolares por meio da internet e dos recursos da informática, apoiados por professores que serão capacitados para a utilização adequada da tecnologia que terão à sua disposição. Utilizam infra-estrutura e equipamentos de ponta, interligados pelo mais sofisticado sistema de inteligência existente no País.
A capacitação dos professores é realizada pelo iG e pela Fundação Intel, com dois cursos que totalizam 56 horas de duração e ênfase na prática da utilização dos instrumentos tecnológicos e dos conteúdos. Outras técnicas também são utilizadas por meio do ensino à distância e de multiplicadores.
Um portal exclusivo desenvolvido pelo iG apóia o compartilhamento de experiências e a difusão para a rede de escolas de novas informações, idéias e das melhores práticas do projeto. Em paralelo, serão realizadas campanhas de mobilização e envolvimento das comunidades, sobretudo dos pais e responsáveis pelos alunos.
Infra-estrutura
Cada Oficina Digital tem 22 computadores para uso dos alunos e dos professores e toda a infra-estrutura necessária ao seu funcionamento, como impressora/scanner a laser e máquina fotográfica digital. Cada monitor tem uma câmera e fone de ouvido que possibilitam o treinamento e o ensino à distância.
A conexão dos computadores a banda larga Turbo permite acesso rápido à internet, otimizando o processo educacional e o tempo das aulas. Também possibilita acesso às fontes de pesquisa mais relevantes e a sites educacionais indicados pelo MEC e outras entidades. O laboratório está interligado diretamente ao Cyber Data Center da Brasil Telecom, onde se concentram as funções críticas de processamento de informações.
Dessa forma, por exemplo, o filtro de conteúdos é unificado, seguindo orientação das Secretarias de Educação. De forma segura e com custos menores, o Data Center armazena os materiais produzidos por alunos e professores, e promove a atualização simultânea de todos os aplicativos (softwares), o que resulta em redução de custos para as escolas.
Essa rede inteligente propicia, ainda, a arquitetura necessária para a construção de um cadastro centralizado de todos os alunos envolvidos no programa – o que facilita o acompanhamento do desempenho do aluno por professores e pais. Disponibiliza e-mail iG para cada estudante e professor, com capacidade individual de 2M, e senha exclusiva que possibilita o acesso a todos os seus conteúdos de qualquer computador conectado à internet.
Cada Oficina Digital reúne as condições ambientais adequadas para melhorar a qualidade de ensino da escola. As salas são pintadas e os pisos preparados para receber toda infra-estrutura elétrica e de transmissão de dados necessárias ao seu funcionamento, com no-break, switch de 32 portas, mobiliário moderno, ar condicionado e kit de grades para segurança de portas e janelas.
Também são disponibilizados à escola modernos softwares operacionais e de ensino: Windows Server ou Linux; Blue Lab – de apoio ao professor; Publisher, Office, Encarta, Dicionários e Plataforma para ensino a distância. As escolas recebem, ainda, assistência técnica completa para máquinas e equipamentos e contam com um Help-Desk de primeiro e segundo níveis. A Brasil Telecom custeia integralmente todas as despesas do programa pelo período de 18 meses.
(acontecendoaqui, 18/07/08)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *