Modelo de infra-estrutura
01/07/2008
Projeto Escola Aberta para a Cidadania em Florianópolis
01/07/2008

Florianópolis terá Cidade do Samba e Arena Multiuso

Uma parceria entre a Prefeitura da Capital e o Governo do Estado vai tornar realidade um antigo sonho das agremiações carnavalescas de Florianópolis. Nesta sexta-feira (27/06), no Teatro Álvaro de Carvalho, foi assinada a autorização para início do processo licitatório da Cidade do Samba. No evento, que teve a presença do governador Luiz Henrique da Silveira, além de autoridades estaduais e municipais, também foi apresentado o projeto da Arena Multiuso, no Norte da Ilha, e entregues os troféus aos vencedores dos quesitos nota 10 do carnaval de 2008.
Ao mostrar o projeto da Cidade do Samba, no auditório lotado por integrantes de blocos e escolas de samba, o Secretário de Habitação e Saneamento Ambiental, Átila Rocha dos Santos, explicou que a obra vai ocupar 12.240 metros quadrados de área construída na via Expressa Sul. “O espaço foi pensado para reduzir o custo das agremiações e possibilitar que elas se tornem auto-sustentáveis”, ressaltou Átila Santos.
Segundo ele, cada um dos cinco galpões do complexo deverá ter em média 1.950 metros quadrados e quatro andares. No térreo, o prédio vai contar com recepção, sanitários, vestiário, almoxarifado e área livre de 870 metros quadrados para acomodar os carros alegóricos. No primeiro pavimento o projeto prevê espaço para escritórios, sala de reunião, diretoria e copa, enquanto que os demais andares contarão com mezaninos para realização de oficinas. Cada galpão terá acesso independente e será equipado com elevadores de carga.
Além dos espaços individuais, a Cidade do Samba terá ainda um espaço de convivência, com 2.200 metros quadrados. Nesse local, está prevista uma praça de alimentação, cozinha, bares, sanitários, camarins, camarotes e palco para shows, permitindo a realização de espetáculos para até 3mil pessoas. Haverá ainda uma área para estacionamento com vagas para 140 veículos. O custo total do projeto é de R$ 14 milhões. “Com essa obra, as escolas de samba terão um espaço à altura de Florianópolis, e com características mais modernas que a própria Cidade do Samba do Rio de Janeiro”, conclui o secretário.

Arena Multiuso

Instalada num terreno junto ao Sapiens Park, em Canasvieiras, a Arena Multiuso de Florianópolis prevê uma área de 1,5 mil metros quadrados para eventos, além de um palco reversível de 405 metros quadrados para a realização de shows internos e externos. O espaço terá ainda uma quadra poliesportiva com capacidade para 5 mil pessoas, dois auditórios com capacidade individual para 240 participantes e uma outra área com 2,6 mil metros quadrados para exposições e feiras. O projeto prevê ainda estacionamento para mil veículos.
Considerada uma importante ferramenta para a quebra da sazonalidade, o equipamento deve contar com investimentos de R$ 22 milhões, de acordo com o Secretário de Desenvolvimento Regional da Grande Florianópolis, Valter Gallina. “Essas obras (Arena Multiuso e Cidade do Samba) são de extrema importância para o desenvolvimento da Capital”, destacou.
Durante o evento de apresentação dos projetos foram entregues também os troféus de campeã e vice-campeã, respectivamente, à Copa Lord e Consulado, além dos troféus para cada um dos nove quesitos avaliados pelos jurados e que obtiveram a nota 10. Os três blocos carnavalescos classificados no desfile de domingo, na passarela Nego Quirido, também receberam os troféus pelo primeiro, segundo e terceiro lugares.
(Dieve Oehme, Prefeitura Municipal de Florianópolis, 30/06/08)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *