Ciclovias
23/07/2008
Diretores da FloripAmanhã representam comunidade no Conselho Gestor da Cachoeira do Bom Jesus
23/07/2008

Empresa catarinense distribui sementes de Ipê para todo o Brasil

Atenção: a FloripAmanhã não distribui mudas de IPÊ. Interessados devem procurar a empresa citada na matéria abaixo.

 
Preocupada com a preservação do Meio Ambiente, desde o início de julho, ADM Distribuição e Logística, empresa de Florianópolis que gerencia a Bestbooks, uma das maiores livrarias virtuais do Brasil, está presenteando seus clientes com sementes de árvores nativas. Ao adquirir um livro pelo portal o consumidor recebe em casa sementes, com um folder explicativo. Além de fazer a doação, incentivando as pessoas a plantarem árvores, o projeto Semeando o Futuro oferece ainda orientação sobre o modo correto de fazer o plantio, bem como as espécies ideais para cada local, evitando assim, problemas futuros que poderiam acarretar um possível corte da planta.
Foram escolhidas árvores pertencentes ao gênero Tabebuia, popularmente conhecidas como Ipê. Segundo Daniela da Silva, responsável pela Equipe de Melhorias da Empresa e uma das idealizadoras do projeto, a espécie foi escolhida por ser a árvore símbolo do Brasil e, principalmente por apresentar características que permitem sua floração durante praticamente o ano inteiro e em diversas regiões do país. “Depois de alguns meses de estudo chegamos à conclusão de que o Ipê seria a melhor opção por ser uma planta que se adapta facilmente as mais variadas condições de solo e clima. Além disso, o efeito ornamental que a planta oferece também contribuiu para a escolha”, declara.
Uma das estratégias da empresa para incentivar os consumidores a plantarem as mudas deve-se ao fato do Ipê ter espécie diversificada e ampla variação de cores. Para descobrir qual mudinha recebeu o cliente é obrigada a fazer o plantio. Segundo Daniela a idéia de usar o fator “surpresa” deu certo. Ela confirma que o retorno dos clientes tem sido bastante positivo e que a maioria deles se surpreende quando recebe o Kit. “Aguçamos a curiosidade das pessoas. Recebemos diariamente várias mensagens de agradecimento em nosso site. Esse é nosso “termômetro” é a melhor maneira de medirmos a aceitação do público”, diz.
Para Adelize Generini de Oliveira, uma das sócias da ADM Distribuição e logística, o projeto, que menos de um já distribuiu mais de 10 mil mudas em todo o país, deve ganhar novos parceiros e se tornar mais abrangente. A expectativa da empresa é que até junho de 2009, mais de 500 mil sementes sejam distribuídas em todo o país. “Como nossa empresa trabalha comercializando livros, cuja matéria prima é o papel, sentimos a necessidade de desenvolver ações que ‘neutralizassem’ os prejuízos causados a natureza”, afirma ao lembrar que a ação faz parte da política de sustentabilidade e responsabilidade corporativa da empresa. Adelize ressalta ainda que este é apenas um dos trabalhos desenvolvidos pela Equipe de Melhorias ADM – EMA.
Ipês
Embora um decreto do presidente Jânio Quadros tenha instituído o Pau-Brasil como árvore símbolo nacional, o ipê-amarelo é, sem dúvida, a árvore de preferência nacional. Existem várias outras espécies de ipês que pertencem ao gênero Tabebuia e à família Bignoniaceae, com ampla variação de cores, que designam os nomes comuns de ipê-amarelo, ipê-branco, ipê-rosa, ipê-roxo, ipê-preto e ipê-tabaco. Por ser uma árvore caducifólia, ou seja, que perde as folhas durante o período de estiagem, a planta causa grande impacto quando, em curto período de tempo, apresenta floração exuberante.
Líder no segmento de lojas virtuais
Desde 2002 no mercado de e-commerce (comércio via internet) a empresa que gerencia o Bestbooks, já se destaca como uma das principais companhias nesse ramo. Prova disso, é que no ano passado, ficou em quinto lugar no ranking das 100 pequenas e médias empresas que mais cresceram no Brasil, segundo pesquisa Deloitte/Exame PME. A mesma pesquisa registrou aumento de 607% no faturamento, entre 2004 e 2006. A empresa, que gerencia o Bestbooks conta com 140 mil clientes ativos, 22 lojas virtuais e acervo com mais de 60 mil títulos.
(Parana Shop, 23/07/2008)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

18 Comentários

  1. olga de azevedo disse:

    gostaria de ganhar as sementes de ipê branco. Como faço. Moro em Porto Alegre RSObrigada OLga

  2. Prezada Olga de Azevedo,
    Você pode adquirir mais informações no site da ADM Distribuição e Logística, empresa de Florianópolis.
    O endereço é o http://www.admdistribuidora.com.br/empresa.htm
    Por telefone: (48) 3027-5172, de segunda a sexta-feira, das 9:00 as 18:00.
    – E-mail: gmark@admdistribuidora.com.br
    Rod João Paulo, 213/galpão 1-A e 1-C, João Paulo, Florianópolis – SC
    CEP: 88030-300 – Fone: (48) 4062.5152.
    Muito obrigado por sua participação!
    Atenciosamente,
    equipe do site http://www.floripamanha.org.
    Quando você faz bem pra Floripa, faz bem pra você!
    Antes de imprimir, pense em seu compromisso com o Meio Ambiente.

  3. Franklin disse:

    Gostaria muito de colaborar com a natureza plantando arvores em minha cidade e assim colaborar com o planeta como faço pra ganhar e plantar os Ipês ? Muito obrigado

  4. Gostaria de receber sementes de ipe branco,ipe verde, ipe rosa e ipe roxo.
    Meu endereço é rua Recife 2478
    cascavel- paraná
    cep- 85807-060

  5. renato adriano de oliveira disse:

    Boa tarde sou estudante de biologia e gostaria de saber se vcs ainda distribui as sementes de ipes Obrigado

  6. Maria Valdeci Magalhaes disse:

    Tenho um pequeno sitio, e gostaria de reflorestar com ipe de cores variada, como faço pra comprar as sementes ou voces fazem doaçães de sementes de ipe

  7. Kátia Meireles de Melo Marinho disse:

    Adorei a idéia, e como já possuo o amarelo o rosa gostaria de recebr o branco. Apaixonei por ele. Obrigada pela atenção. Abraços Kátia

  8. monica disse:

    Louvavel iniciativa. Precisamos plantar arvores com urgencia, pois o desmatamento esta acontecendo em larga escala, com o aval do governo.

  9. Nyzia Mendonça disse:

    Moro em um bairro onde o nome do mesmo é Bairro dos Ipês e fica em João Pessoa-Paraiba.Mas,na verdade de Ipês só temos o nome do bairro.Gostaria de poder distribuir a toda comunidade do bairro sementes de todas as cores de Ipês.Pois sempre fui apaixonada por esta árvore.Quero um dia poder ver o nosso bairro florido com as cores mais belas existentes que são as flores dos Ipês.
    Caso me contactem em meu e-mail,darei meu endereço para poder receber as sementes.Obrigada e parabéns pela iniciativa que é maravilhosa.Abraços.

  10. zuleide ferreira da silva pereira disse:

    por favor gostaria de receber esta sementes de ipes tanto amarelo o roxo o branco rosa ,ipe preto eo tabaco pois precisamos colocar mais cores nesta região pois as canas tem ocupado á maior partes(Uzinas de cana e açucar . sou de cidade girinhatã minas gerais ,travess joão fernandes n:100 cep:38310-000

  11. Pedro yvo ramos pinto disse:

    gostaria de receber semente de ipes de todos os tipos

  12. Raimundo Reis disse:

    Gostaria de receber semente de Ipê todo tipo pra plantar aqui na minha cidade.Rua: Inácio Guimarães 155 Educandos CEP 69070-210 Manaus-Am. Raimundo Lima dos Reis . obrigado

  13. Raimundo Reis disse:

    Gostaria de receber semente de Ipê todo os tipos Rua: Inácio Guimarães 155 Educandos CEP 69070-210 Manaus AM

  14. Jhonathan costa e sousa disse:

    queria ganhar sementes de cores variadas de ipe como eu faço para ganhar elas ?

  15. Jhonathan costa e sousa disse:

    sou de manaus-AM

  16. sergio ramiro disse:

    tenho uma área de aproximadamente 2 mil metros quadrados precisando de urbanizar gostaria de receber mudas ou sementes de todo tipos de ipé e estas listas citadas para eu arborizar esta área de lazer
    MANACÁ DA SERRA
    TIBUCHINA
    IPÉ AMARELO
    IPÈ ROXO
    LIQUIDÂMBAR
    IMPERATRIZ
    OITI
    ACACIA MIMOSA
    QUARESMEIRA
    PALMEIRA IMPERIAL
    PALMEIRA REAL
    PALMEIRA RAFIA
    PALMEIRA RABO DE RABOS
    PAU DE BARSA
    MUTAMBO
    GUAPURUCÚ
    PAINEIRA
    ORELHA DE MACACO
    EMBAÙBA
    CHAPÈU DA PRAIA
    MANACA DE JARDIM
    QUARESMEIRA
    FALSA MURTA

  17. Djalma kerme de barros disse:

    Tenho uma area de 3mil metros quadrado sobrando, gostaria de arborizar toda este area.como faço para ganhar sementes?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *