Obras de restauração da Catedral revelam partes escondidas
09/07/2008
Prefeitura apresenta raio-x do saneamento básico na Ilha
09/07/2008

Coqueiros ganha coleta de óleo de cozinha

Os moradores da região de Coqueiros vão ganhar um novo serviço no segmento da gastronomia. Desta vez, ligado à preservação do meio ambiente. A partir do mês de julho, começa a funcionar no bairro um ponto de coleta de óleo de cozinha saturado. Em parceria com uma empresa de Florianópolis, o Empório Itaguaçu vai acomodar, em sua área externa, bombonas para acondicionar o produto.
Para incentivar a comunidade, a empresária Daniela Abilhoa irá sortear um café, com acompanhante, toda a sexta-feira. Quem quiser participar, basta levar o óleo até o local e despejar no recipiente. A partir daí, ganha um cupom e concorre ao prêmio.
O óleo de cozinha é um agente extremamente poluidor do meio ambiente, pois basta um litro para contaminar um milhão de litros de água. Na Capital, uma alternativa de sucesso para a coleta e reciclagem desse material já vem sendo desenvolvida pela Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (ACIF). Desde 1998, mais de um milhão de litros deixaram de ser despejados de forma inadequada em bueiros e pias em razão do Programa ReÓleo.
São oito Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) que abrangem várias regiões da cidade. Por meio de uma parceria com o Posto Galo, é possível fazer a entrega nas filiais do Saco dos Limões, Rio Tavares, Lagoa da Conceição, Barra da Lagoa, Estreito e Centro. Além desses, há postos na sede da ACIF Regional Ingleses e da Comcap, no Itacorubi. Entre os estabelecimentos participantes estão restaurantes, shoppings, hotéis, hospitais, o curso de gastronomia do Cefet/SC e condomínios residenciais.
COMO ACONDICIONAR E SEPARAR O ÓLEO
1 – Após a fritura, espere o óleo esfriar.
2 – Coloque em uma garrafa PET (de refrigerante), utilizando um funil com gaze, se possível, para separar os resíduos sólidos.
3 – Leve a garrafa para o ponto de entrega mais próximo de sua casa.
PONTOS DE ENTREGA
Empório Itaguaçu (Praia de Itaguaçu)
Endereço: Rua Des. Pedro Silva, 3130
Fone: 3240-7692
Posto Galo (Estreito)
Endereço: Rua Eurico Gaspar Dutra, 865
Fone: 3244-0057
(Folha de Coqueiros, Julho de 2008)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *