Extensão discute relações entre universidade e cultura na Grande Florianópolis
03/06/2008
Proactiva Meio Ambiente Brasil participa do Circuito Viver Melhor ACIF
03/06/2008

Presença francesa na Capital

Da coluna de Raul Sartori (A Notícia, 03/06/08)
Florianopolitanos e franceses estão arregaçando mangas para resgatar uma história que interessa a ambos. É a da presença de pilotos franceses – dentre eles Antoine de Saint-Exupéry, que se tornou célebre como escritor – da Compagnie Générale Aéropostale, nos anos 20, e sua interação com pescadores da praia do Campeche, no Sul da Ilha de Santa Catarina. Um dos projetos é filmar o documentário “Zeperri” – como os pescadores chamavam Exupéry – no Brasil e França, que já tem apoio declarado dos herdeiros franceses do piloto.
O outro tem como objetivo recuperar, revitalizar e adequar o edifício da “Popote”, nome com que ficou conhecido o casarão dos pilotos, que poderá ser usado como espaço multiúso comunitário, com pequeno café, inclusive. O restauro capacitará o “Popote” a acolher a exposição “Mémorie Aéropostale”, doada pela instituição homônima francesa para permanecer definitivamente no casarão. O prefeito Dário Berger, entusiasmado com os projetos, ordenou providências para viabilizá-los.

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *