Florianópolis Audiovisual Mercosul começa nesta sexta
06/06/2008
Um dia para celebrar a natureza
06/06/2008

Parque do Córrego Grande ganha Oficina de Papel Artesanal

Três conceitos básicos da ecologia estão sendo colocados em prática na Oficina de Papel Artesanal, inaugurada hoje (05/06), no Parque Ecológico do Córrego Grande, dentro da programação do Dia Mundial do Meio Ambiente. O espaço, coordenado pela Floram, vai incentivar as pessoas a adotarem o método dos 3R’s (reduzir, reciclar e reutilizar) no dia-a-dia, a partir de pequenas mudanças de hábito, como o uso racional de folhas de papel. Durante todo o dia, entidades apresentaram vários projetos de educação ambiental e organizaram atividades educativas e de lazer com a comunidade.
De acordo com a gerente de Educação Ambiental da Floram, Sayonara Amaral, as oficinas de papel reciclado iniciam amanhã (6/06), tanto para escolas, grupos de idosos e organizações não governamentais, quanto para a comunidade em geral. Os grupos já formados podem agendar a visita pelo telefone 3234-6049 ou 3338-0021. Já as pessoas da comunidade interessadas em participar do projeto devem fazer o cadastro, e aguardar a formação de grupos com dez alunos.
Segundo Sayonara Amaral, em menos de uma hora os participantes das oficinas vão aprender técnicas para produzir papel reciclado da mesma textura que as folhas utilizadas atualmente nas impressoras comuns. “As pessoas vão poder produzir seu próprio papel para imprimir qualquer trabalho no dia-a-dia”, explica a gerente da Floram.
Segundo dados da Fundação Municipal do Meio Ambiente, 90% do lixo de escritórios é composto por papéis de celulose. Atenta a esses números, a Floram decidiu doar todo o papel usado no órgão para viabilizar o funcionamento das oficinas. A reciclagem do material será feita pelo método frio de produção de papel artesanal, que não utiliza produtos químicos e é mais seguro e simples, especialmente para as crianças.
“Reciclar papel diminui a quantidade de lixo que vai para o aterro, economiza energia, reduz a extração de recursos naturais, além de gerar emprego e renda”, ressalta Sayonara Amaral. O objetivo da oficina é incentivar a conscientização ambiental das pessoas para promover mudanças de hábitos que contribuam para diminuir a degradação do meio ambiente. O Parque Ecológico do Córrego Grande funciona diariamente, das 7h às 19h, à rua João Pio Duarte Silva, 535, no bairro Córrego Grande.
(Dieve Oehme, Prefeitura Municipal de Florianópolis, 05/06/08)

mm
Monitoramento de Mídia
A FloripAmanhã realiza um monitoramento de mídia para seleção e republicação de notícias relacionadas com o foco da Associação. No jornalismo esta atividade é chamada de "Clipping". As notícias veiculadas em nossa seção Clipping não necessariamente refletem a posição da FloripAmanhã e são de responsabilidade dos veículos e assessorias de imprensa citados como fonte. O objetivo da Associação é promover o debate e o conhecimento sobre temas como planejamento urbano, meio ambiente, economia criativa, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *